Pele

12/06/2015 08:13 - Atualizado em 11/10/2016 06:57

Pele clara demanda cuidados mesmo no inverno

A pele clara é sensível e, por isso, sofre mais com os danos da exposição solar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Bastam alguns minutos exposta ao sol para a pele clara ficar vermelha. Por isso, não importa a estação, as branquinhas devem fazer do protetor solar um parceiro. Para se manterem protegidas e com rosto, peito e ombros sempre na tonalidade uniforme, é necessário que as mulheres mais brancas tenham cuidados diários.

A pele clara recebe a ação direta do sol e dos raios ultravioleta, mas não basta apenas aplicar o protetor. Ao se maquiar, lavar o rosto ou hidratar a pele, são necessários produtos adequados e suavidade nos procedimentos. Além disso, alimentação equilibrada, exercícios físicos e sono regular são fundamentais para permanecer bonita.

Conheça os cuidados que as clarinhas devem ter.

pele clara

Por que a pele clara exige mais cuidados?

Por questões puramente biológicas. A pele clara produz pouca melanina, o nosso filtro natural de proteção solar. Quando sofre com a exposição, pode ficar queimada, envelhecer antes do tempo, desenvolver manchas e, em alguns casos, câncer.

O colágeno das mulheres brancas é mais fraco e, por isso, elas são mais vulneráveis à degradação epitelial. Quer proteger a pele ao máximo? Confira algumas dicas.

1. Cuide com a comida

Não basta apenas usar produtos adequados para seu tipo de pele, você também deve manter uma alimentação saudável. A comida e seus nutrientes impactam diretamente na cútis, por isso frutas, legumes e verduras são indispensáveis no cardápio para tonificar e manter a saúde.

Além disso, evite o cigarro a todo custo e pratique atividades físicas para estimular o colágeno.

2. Hidrate-se

Pele clara deve ser sempre hidratada. Cremes hidratantes são cruciais para proteger o tecido epitelial contra os danos do sol. Além disso, após banhos quentes e demorados, a tendência é apresentar ressecamento, então abuse da hidratação. Beba água com frequência, também, para deixar o organismo em dia e refletir a beleza no exterior.

3. Use chapéu

Apesar de não ser um item muito presente no guarda-roupa, o chapéu é uma excelente forma de proteger o rosto do sol. Além disso, as roupas mais fechadas ajudam a combater a incidência de raios prejudiciais. Escolha uma combinação de looks que garantam conforto para seu dia a dia, mas, acima de tudo, proteção.

4. Aplique filtro solar

Para quem tem pele clara, o protetor solar deve ter um fator de proteção mínimo de 30. Espalhe principalmente no rosto, nos ombros, no peito, no pescoço, na nuca e nas mãos, as partes mais expostas. Durante o dia, faça novas aplicações, se achar necessário. No inverno, a incidência solar tende a ser menor, mas mesmo assim não se pode dispensar a proteção.

Tratando os danos na pele clara

Como é mais sensível, a pele das mulheres clarinhas requer produtos especiais. Tome cuidado com os cosméticos para remoção de manchas ou feitos para esticar a pele. Eles tendem a ser agressivos, em função da química forte. Faça testes sempre antes de usar.

As últimas dicas também servem para manter a pele saudável e bonita tanto no inverno quanto no verão. Utilize compressas frias, caso apareçam irritações, e faça aplicações de loções calmantes com aloe vera. Em casos extremos, busque auxílio profissional do dermatologista.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
envelhecimento precoce
manchas de sol
queimadura
pele sensível

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ