Pele

13/07/2015 02:24 - Atualizado em 04/12/2016 03:59

Passo a passo: Como limpar a pele de verdade

Não basta saber como limpar a pele: é preciso completar o cuidado com hidratante e protetor solar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Lavar o rosto é item indispensável na rotina de quem curte cuidados com a beleza. Mas como limpar a pele e garantir bons resultados? Para desvendar esse mistério e trazer a você dicas práticas, conversamos com Geraldo Magela, assessor do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não existem dúvidas sobre as vantagens dermatológicas e sociais da limpeza da pele. Vivemos em uma sociedade que valoriza muito uma aparência jovem e saudável. Para estar de bem com a vida e se sentir mais bonita, você deve adotar cuidados diários com higienização, tonificação e hidratação da face. Quer saber como? Se liga nas dicas a seguir.

como limpar a pele

Como limpar a pele com o produto certo

A limpeza do rosto deve ser feita com cosméticos específicos. Não dê às recomendações de suas amigas mais valor do que elas merecem. “É importante a indicação de um produto adequado pelo dermatologista, pois o uso incorreto pode produzir problemas, como um controle inadequado da oleosidade ou o ressecamento excessivo da pele”, diz.

Na esperança de renovar a beleza, há quem pratique a limpeza constante. Essa atitude é prejudicial, pois pode gerar irritação, sensação de coceira ou ardor. Para Magela, a higienização da face pela manhã e à noite é suficiente para garantir bons resultados.

A higiene matinal é responsável pela remoção de produtos eventualmente utilizados na pele à noite. Ela também prepara a face para receber a maquiagem que a pessoa irá utilizar durante o dia.

Já a limpeza noturna ajuda a remover as sujeiras acumuladas na pele e restos de produtos utilizados durante o dia, como filtros solares, hidratantes, cosméticos e medicamentos.

Passo a passo: Aprenda como limpar a pele

Para aprender como limpar a pele, siga os passos a seguir, mas fique atenta: todos os produtos devem ser indicados por seu dermatologista. Antes de apostar em novidades, consulte e peça a aprovação do profissional. Ele conhece bem o seu tipo de pele e suas particularidades.

Como limpar a pele durante o dia

1. Lave o rosto com sabonete.

2. Aplique o tônico.

3. Hidrate com creme facial.

4. Espalhe o protetor solar.

Como limpar a pele durante a noite

1. Retire a maquiagem em excesso com a ajuda de demaquilante.

2. Em seguida, lave o rosto com sabonete.

3. Seque a face e aplique o tônico.

4. Espalhe o creme hidratante facial.

Cuidados adicionais

A pele oleosa é sempre um desafio nos cuidados diários. A limpeza adequada deve remover a oleosidade, mas sem deixar a pele com aspecto seco. O uso de produtos higienizadores fortes podem alterar a camada natural de lipídeos, que deve ser mantida em sua integridade.

Enquanto isso, a pele seca, que pode acontecer de forma natural ou produzida através do uso de produtos e medicamentos, demanda o uso de cremes hidratantes. “Eles diminuem a perda de água através da pele, reconstituem a barreira lipídica cutânea e aumentam a sua suavidade”, comenta Magela.

E você, já sabe como limpar e cuidar bem da sua pele? Deixe um comentário! E fique ligada nas novidades que encontra aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
saúde da pele
cosméticos
dermatologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ