Pele

05/04/2016 04:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:42

Métodos para clarear a pele acabam com as manchas

Exposição prolongada ao sol é uma das principais causas para as marcas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Algumas técnicas para clarear a pele ajudam a acabar com as manchas causadas pela exposição solar. Diferentes tratamentos dermatológicos prometem amenizar a tonalidade escura sem prejudicar o corpo ou causar dor. É garantia de beleza e saúde!

Confira a seguir as principais causas para as marcas escurecidas na pele e veja como atenuá-las com segurança.

mulher de meia idade quer clarear a pele do rosto manchado

Causas para as manchas na pele

A melanina, uma proteína produzida pelo organismo, confere cor à pele, aos olhos e aos cabelos. Essa pigmentação é natural do corpo humano, mas, quando gerada em excesso, é responsável por grande parte das manchas.

Segundo a dermatologista Nicole Perim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação solar é um dos principais estímulos para a produção de melanina. “Ela leva ao aparecimento de manchas em áreas mais expostas ao sol, como a face, o colo e os braços”, completa.

Regiões do corpo como axilas e virilha também são propensas ao aparecimento das marcas, pois sofrem atrito, que gera inflamação nos folículos e a consequente hiperpigmentação da região. A depilação colabora para irritar a pele.

Existem diversos tamanhos, cores e tipos de manchas. Portanto, é importante observá-las com atenção, caso apareçam na sua pele. “Algumas delas podem representar doenças dermatológicas, por isso o primeiro passo é procurar um dermatologista para um diagnóstico correto”, adverte a especialista.

As manchas causadas pela exposição crônica ao sol, como as melanoses e as sardas, são muito comuns. Elas costumam aparecer na face, nos braços, no colo e no dorso das mãos. “Surgem devido ao fotoenvelhecimento causado pela radiação solar”, explica a dermatologista.

O melasma também é causado pelo sol. “Já se sabe que pode estar relacionado a fatores hormonais e à luz visível”, diz Nicole.

Aprenda a clarear a pele

As manchas podem ser tratadas com substâncias clareadoras, tanto em casa quanto em procedimentos no consultório. Os mais recomendados para clarear a pele são os peelings químicos, a luz intensa pulsada e o laser. “Eles aceleram o clareamento e, muitas vezes, são essenciais para algumas lesões mais resistentes”, comenta a médica Nicole Perim.

As receitas caseiras, apesar de populares, costumam preocupar os especialistas. “O limão, por exemplo, possui ácido cítrico que, em contato com o sol, pode causar irritação e hiperpigmentar a pele”, alerta a dermatologista.

A principal dica para manter a pele bonita é o uso regular do filtro solar. A fotoproteção, além de evitar que novas manchas surjam, auxilia durante o tratamento das marcas já existentes. “Hoje existem inúmeras opções disponíveis, para todos os tipos de pele, e o seu dermatologista saberá indicar o protetor ideal”, garante a membro da SBD.

Você já tentou clarear a pele? O método deu resultado? Deixe um comentário e conte sua experiência! Aproveite ainda para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sardas
fotoenvelhecimento
protetor solar
peeling

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ