Pele

24/08/2015 01:23 - Atualizado em 17/12/2016 08:28

Máscara facial: Saiba por que é importante hidratar o rosto

Tratamento é usado para combater oleosidade, ressecamento, acne e manchas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pequenos cuidados ao longo da semana contribuem para uma pele mais bonita e ajudam a retardar o envelhecimento. Apostar em uma máscara facial pode ser uma boa alternativa para garantir uma cútis jovem e saudável.

Marcas e manchas são alguns dos primeiros sinais de uma pele mal cuidada. Cremes hidrantes e até mesmo produtos caseiros podem contribuir para uma maior hidratação e nutrição do rosto. Desenvolver o hábito de cuidar da pele desde cedo pode ser muito positivo e os resultados prometem aparecer ao longo dos anos.

mulher usando mascara facial

Como as substâncias agem na pele

“A principal função da pele, que é o maior órgão do corpo, é a de barreira, ou seja, impedir que substâncias externas penetrem para dentro do corpo. É como um escudo entre o meio interno e o meio externo”, explica a dermatologista Tatiane Watanabe.

A epiderme é a camada mais superficial da pele. A derme, mais profunda. Nem sempre é fácil fazer que uma substância penetre até essa parte, pois muitas delas ficam retidas na epiderme, que se renova a cada 28 dias.

A indústria farmacêutica se utiliza de diversos artifícios para fazer com que substâncias ativas, como vitamina C e ácido hialurônico, penetrem até a derme, que é a camada onde ficam o colágeno e os vasos sanguíneos.

“As máscaras faciais podem ser benéficas, pois geralmente têm concentração maior de ativos que os produtos de uso diário e ficam mais tempo em contato com a pele, às vezes ocluídas, permitindo com que mais substância ativa chegue às camadas mais profundas da pele”, explica a profissional.

Máscara facial caseira é uma boa ideia?

Segundo Dr. Tatiane, uma máscara facial caseira dificilmente terá o mesmo efeito de um produto de boa qualidade comprado na farmácia. Sabe-se, contudo, que ingredientes como mel, azeite de oliva, babosa, iogurte, abacate, aveia e clara de ovo têm sido utilizados na pele há anos com bons resultados. Eles inclusive são utilizados pela indústria cosmética.

A maioria dos produtos citados tem ação hidratante e calmante, com efeitos imediatos para a pele. Mel, aveia e iogurte são comumente utilizados em máscaras contra oleosidade e acne, mas também possuem ação hidratante e podem ser usados em pacientes com pele seca. Não há muitas contraindicações para as substâncias, salvo alguma alergia conhecida.

Saiba Mais
Hidratação com abacate deixa os cabelos saudáveis
Ácido azelaico age contra acne e manchas de pele
Azeite no cabelo hidrata os fios? Tire suas dúvidas

“Uma recomendação importante é evitar a aplicação de máscaras caseiras com produtos ácidos como laranja, limão e vinagre, pois esses têm um maior potencial de irritabilidade e podem provocar manchas na pele”, alerta a dermatologista.

A máscara facial caseira deve permanecer em contato com o rosto por um período entre 15 e 30 minutos para possibilitar a ação adequada.

“Vale lembrar que o uso das máscaras, caseiras ou não, deve ser complementado com produtos diários, independentemente se o que incomoda sejam manchas, acne ou pele ressecada, pois as máscaras costumam ter um efeito de curta duração”, orienta Dr. Tatiane.

Outro alerta da dermatologista é que o uso de máscara facial não dispensa cuidados como a aplicação diária do filtro solar.

Que tal garantir mais saúde e beleza para a sua pele? Os resultados prometem ser positivos! Não deixe de nos contar o que você achou dessas dicas. E continue de olho nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele do rosto
cuidados com a pele
hidratação facial
rugas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ