Pele

17/04/2015 03:10 - Atualizado em 29/11/2016 08:06

Maquiagem certa pode disfarçar mancha na pele

Com alguns truques e os produtos certos, é possível disfarçar as marcas no rosto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem vários tipos de mancha na pele, com diferentes causas e formas de tratamento. As marcas podem aparecer devido a predisposições genéticas ou então por causa de fatores externos, como o sol ou o envelhecimento.

Além de ter variações na sua origem, forma, tamanho e cor, cada mancha também exige cuidados e tratamentos diferentes. Com os produtos certos e alguns truques de maquiagem, é possível disfarçar as marcas e conquistar uma pele com aspecto mais uniforme e bonito.

mancha na pele

Tipos de mancha na pele

A mancha na pele pode ser mais clara ou mais escura que o tom natural, devido a uma quantidade de melanina menor ou maior que o normal. As causas também são variadas, podendo ser ocasionadas por acne, exposição solar, alterações hormonais, genética ou algumas doenças.

Um dos principais tipos são os melasmas,  manchas irregulares mais escuras causadas pelas alterações hormonais da gravidez, pela exposição exagerada ao sol sem proteção ou ainda por predisposição genética. Durante a gestação, Manchas maiores chamadas de cloasmas também podem aparecer, mas geralmente desaparecem após o parto.

As sardas também são comuns em peles mais claras e aparecem devido ao histórico genético, mas podem aumentar com a exposição solar. A dermatite de contato é a mancha na pele ocasionada pela alergia a algum produto ou alimento.

Outro tipo de mancha na pele mais sério é o vitiligo, uma doença cutânea caracterizada pela diminuição ou pela falta de melanina em algumas áreas do corpo. As manchas são brancas e bem delimitadas, surgindo principalmente no rosto, nas mãos, nos pés, nos cotovelos, nos joelhos e nos órgãos genitais. As causas ainda são desconhecidas.

Truques para disfarçar mancha na pele

Além do uso de produtos e de alguns tratamentos estéticos que ajudam a eliminar as manchas na pele, o problema também pode ser disfarçado com a maquiagem. Os principais cuidados na hora de utilizar qualquer produto são verificar se ele não causará reação alérgica, se é indicado para o seu tipo de pele e também para o tipo de mancha.

Para amenizar a mancha na pele com maquiagem, a dica é utilizar um corretivo colorido e depois uma base cremosa. Como as manchas geralmente possuem um tom mais escuro que a pele, um corretivo de cor lilás, por exemplo, neutraliza a marca. Já a base com textura cremosa oferece uma cobertura mais uniforme.

Após os dois primeiros passos, a aplicação do pó é essencial para uniformizar a pele e finalizar a maquiagem contra manchas. Para escolher o tom, prefira aquele mais próximo ao da sua pele para que o seu rosto não fique mais claro ou mais escuro que o pescoço. A dicas para evitar esse descompasso de tons é testar o pó na hora da compra.

Outras dicas para prevenir as indesejadas manchas e evitar que apareçam novas é manter uma rotina de cuidados diários com o rosto. Limpar, tonificar e hidratar a pele é essencial. Além disso, o protetor solar é indispensável todos os dias, pois evita o surgimento de manchas e garante a saúde da pele.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de continuar ligada no Vivo Mais Saudável para conferir novidades de beleza.

TAGS
maquiagem
manchas
sardas
vitiligo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ