Pele

22/05/2015 04:20 - Atualizado em 08/12/2016 09:49

Manchas de sol podem ser eliminadas da sua pele

As incômodas manchas de sol podem ser removidas com procedimentos simples e baratos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você aproveitou bem a temporada de praia, é possível que tenha conquistado um bronzeado bonito e brilhante, mas talvez não tenha conseguido escapar das incômodas manchas de sol. Mas por que elas aparecem e como é possível eliminá-las?

Como as manchas de sol surgem

O que ocorre é que a exposição aos raios solares aumenta a produção de melanócitos, que são os responsáveis pelo desenvolvimento da melanina. Por sua vez, a melanina tem a função de pigmentar a pele. Nem sempre isso ocorre de maneira uniforme e é aí que a sua pele fica com um aspecto muito diferente do desejado.

manchas de sol

As manchas de sol aparecem com mais frequência no rosto, cuja exposição é maior. Bochechas, lábios e nariz são algumas das áreas mais afetadas por elas. Geralmente, ocorrem em todo o rosto e de forma salpicada.

Quando não tratadas, as manchas podem ficar mais acentuadas e profundas, sendo praticamente impossível removê-las.

Eliminando as manchas de sol

Qualquer pessoa pode ter manchas de sol. Em alguns casos, existe propensão genética e, na terceira idade, a pele é mais frágil e suscetível.

No entanto, não existe idade certa para que elas apareçam. Caso você tenha se exposto demais aos raios solares e adquirido algumas marcas, existem tratamentos caseiros que podem ajudar a reduzi-las. Confira:

Mel e leite

Em um recipiente, misture uma xícara e meia de leite, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de amido de milho. Misture tudo e coloque em fogo baixo, mexendo até que fique na consistência de um mingau. Espere esfriar e passe no rosto, deixando agir por 20 minutos. Depois, remova a máscara com água fria e hidrate. Faça o procedimento sempre à noite para não se expor ao sol em seguida.

Leite de rosas e bicarbonato

Misture uma colher de bicarbonato de sódio a uma embalagem de leite de rosas. Agite sempre antes de usar, usando algodão para aplicar. Lave bem o rosto depois do uso e não saia ao sol.

Pomada para assaduras

Junte uma colher de chá de Hipoglós com uma tampa de Bepantol líquido. Misture bem e passe no rosto, deixando agir por cerca de 30 minutos. Depois, lave bem o rosto com água fria e retire todo o preparo. Use apenas à noite para evitar novas manchas de sol.

Se as manchas forem profundas ou não saírem com os procedimentos caseiros, procure um dermatologista para encontrar o método mais eficaz, de acordo com seu problema e seu tipo de pele.

Prevenir antes de remediar

Antes de qualquer coisa, é melhor prevenir o aparecimento de manchas de sol. O primeiro passo é usar diariamente o protetor solar. No inverno ou no verão, ele é imprescindível. Apenas o protetor não é garantia para evitar o surgimento das manchas, mas, quando combinado ao uso de bonés ou chapéus, pode atenuar a incidência dos raios solares.

Em dias de sol muito intenso, procure ficar à sombra. Se não for possível, tente não se expor ao ambiente aberto entre 10 e 16 horas, faixa na qual o índice ultravioleta é mais forte.

O fator de proteção do seu bloqueador ou protetor deve ser 15, no mínimo. O uso do produto pode atenuar as marcas e tornar o tratamento mais eficaz.

Também evite roupas escuras e fechadas para sair ao sol. As vestes claras permitem que os raios nocivos não penetrem e prejudiquem menos a sua pele.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
tipos de pele
protetor solar
tratamentos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ