Pele

04/11/2015 07:05 - Atualizado em 05/12/2016 01:07

Livre-se das manchas de acne do seu rosto

As espinhas não devem ser apertadas e manipuladas com as mãos em qualquer fase do tratamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Elas marcam a adolescência e atrapalham a autoestima. As espinhas, aquelas inflamações horrorosas espalhadas pela pele, devem ser tratadas corretamente. Caso contrário, as lesões podem acarretar cicatrizes e manchas de acne, demandando inclusive procedimentos estéticos para serem atenuadas.

As manchas são causadas pelo próprio processo inflamatório que ocorre no desenvolvimento da lesão. Segundo a dermatologista Tatiana Steiner, ele pode ser agravado pela manipulação - quando a espinha ou o cravo é espremido -, pelo uso incorreto de medicamentos e também pela exposição solar. “O sol aumenta e estimula a inflamação, piorando a mancha”, comenta.

Saiba mais sobre os cuidados que você deve ter com a pele para evitar manchinhas e outros problemas decorrentes da acne.

mulher se olha no espelho preocupada com as manchas de acne

Acabe com as manchas de acne

A acne é uma doença de pele inflamatória crônica que compromete áreas com maior quantidade de pelos e glândulas sebáceas. Vários fatores podem influenciar no processo de cicatrização e levar ao aparecimento de manchas, como tipo e cor de pele, local e tamanho da lesão, profundidade da espinha e idade da pessoa.

Existem diversos recursos que garantem bons resultados na prevenção e no tratamento de manchas de acne. O primeiro passo é tratar a inflamação em si, conforme cada caso. Depois, podem ser realizados procedimentos para remover cicatrizes.

“Por ser uma doença de duração prolongada e algumas vezes até desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo para evitar suas sequelas”, alerta a dermatologista.

As manchas de acne podem ser suavizadas com procedimentos em consultório, peelings, tratamentos a laser e produtos tópicos. A opção depende da extensão e da intensidade da inflamação.

Saiba Mais
Maquiagem pode disfarçar cravos e espinhas
Ácido azelaico age contra acne e manchas de pele
Máscara de pepino combate acne e manchas. Veja como fazer

Alguns procedimentos podem ser recomendados para auxiliar no controle da acne e diminuir manchas e cicatrizes. Pode ser necessário utilizar infiltrações com corticoides - em lesões muito inflamadas ou em cicatrizes elevadas -, peelings químicos, microdermoabrasão, microagulhamento e luzes.

Já as receitas caseiras para remover espinhas podem ser prejudicais e não são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "Elas normalmente possuem produtos ou substâncias que podem irritar, provocar alergias e até piorar o quadro", frisa Tatiana.

Cuidados suavizam manchas de acne

Tatiana ressalta a importância de manter alguns cuidados antes dos tratamentos para manchas de acne. “Não devem ser usados ácidos ou produtos esfoliantes nos dias que antecedem o procedimento, pois a pele não deve estar descamando, sensível ou irritada”. Segundo a dermatologista, o sol também deve ser evitado em qualquer fase do processo.

O paciente que passa por procedimentos estéticos para suavizar o aspecto da acne deve usar protetor solar, não futucar a área irritada - nem remover as casquinhas pós-tratamento - e usar corretamente os medicamentos recomendados.

Gostou das dicas de beleza? Deixe um comentário! E aproveite para acompanhar outras novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
espinhas
tratamento estético
cravos
pele do rosto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ