Pele

13/02/2016 07:00 - Atualizado em 30/11/2016 10:17

Hidratar a pele mantem o visual saudável no verão

Beber água e alimentar-se bem são formas de evitar a descamação.

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Redação

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Se o verão faz bem ao bronzeado, a hidratação da pele é quem sofre as consequências da estação. O suor, a água do mar e a ação do sol podem ser vilões. Para combatê-los, o caminho é hidratar o corpo com cuidados diários, internos e externos.

A importância de se hidratar

O corpo humano é composto, em sua maior parte, por água. Ela é responsável por regular diversas atividades do organismo. A temperatura corporal, a oxigenação das células e a hidratação da pele e das mucosas são algumas das funções.

Toda vez que o corpo perde água e os nutrientes que ela carrega, as funções vitais ficam comprometidas. No verão, período de calor intenso, eliminam-se líquidos com mais facilidade para regular a temperatura interna. Com isso, perdem-se sais minerais e vitaminas.

A pele é o órgão que mais sofre com a ausência da água e dos nutrientes. Ela resseca e começa a soltar-se do corpo, formando escamas. O tecido, responsável por barrar a entrada de bactérias, vírus e outros elementos, fica descuidado. Aí, o sistema imunológico também pode ficar mais vulnerável a ataques indesejados.

mulher a hidratar a pele com creme

5 dicas para hidratar o corpo

1. Beba água

Se a água é o principal meio de hidratar o organismo por dentro, é também o melhor jeito de mantê-lo saudável por fora. A Organização Mundial da Saúde recomenda que você beba pelo menos dois litros por dia. No total, envolvendo preparo de alimentos, banho e higienização, cada pessoa deve consumir entre 50 e cem litros diários do líquido.

Além da forma pura, é importante também que você consuma a água que está contida nos alimentos. Frutas, legumes e vegetais são boas fontes. Leves, eles contêm vitaminas e minerais fundamentais para o corpo, ajudam a regular o metabolismo e nutrem a pele de dentro para fora.

2. Use creme, gel e loção

Aliado ao consumo da água, faça uso de cosméticos que possam hidratar as camadas mais superficiais da pele, já que são elas que mais sofrem com o verão.

Escolha o tipo de produto conforme a pele que você tem. O gel é mais indicado para as oleosas. Já o creme consegue suprir melhor as necessidades de uma pele seca. Dê atenção, ainda, aos componentes desses cosméticos. Escolha aqueles que possuam vitamina E, ureia, óleo de amêndoas, aveia e extrato de camomila, que retêm água no corpo e evitam a desidratação.

3. Reponha nutrientes

Procure manter uma alimentação balanceada. Não deixe faltar nenhum tipo de nutriente que possa ser fundamental à pele. Procure um nutricionista ou outro profissional que possa criar uma dieta para atender às suas necessidades.

Se você apresentar alguma restrição alimentar e, por isso, não conseguir todos os nutrientes de que precisa, procure um médico. Fazendo exames e descobrindo o que está em falta, é possível repô-los com cápsulas manipuladas.

4. Proteja-se

Não exponha a sua pele ao sol se ela não estiver devidamente protegida pelo protetor solar. A ação do sol queima e resseca. Não basta hidratar o corpo ao longo do dia, se você não evitar que ele se desidrate. Fatores 60 para o rosto e 30 para o restante da pele são os níveis mínimos indicados pelos dermatologistas.

5. Refresque-se

A regulação da temperatura do corpo consome muita água. Para evitar que os esforços em se hidratar sejam em vão, procure manter-se refrescado ao longo do dia. Não fique em ambientes muito quentes e evite circular sob o sol nos horários de maior intensidade. Tome banhos com água fria e borrife água termal no rosto no decorrer do dia.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades para o seu verão aqui no Vivo Mais Saudável.

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