Pele

30/08/2014 12:44 - Atualizado em 06/12/2016 09:08

Hidratação diária é um dos cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno são necessários para uma boa aparência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando chega o frio, nosso corpo precisa se adaptar. Os músculos ficam mais tensos, já que nos encolhemos para tentar nos proteger das baixas temperaturas. E o tecido adiposo tende a aumentar, já que o corpo pede alimentos mais quentes e calóricos.

Mas a pele é a parte que mais sofre. O vento, o frio, as chuvas e o tempo seco causam a essa camada que reveste o nosso corpo uma série de avarias. Por isso, vamos decobrir agora como tomar os principais cuidados com a pele no inverno.

cuidados-com-a-pele_no-inverno

Cuidados com a pele no inverno

1 - Chuveiro

É natural que quanto mais baixa esteja a temperatura do ambiente, mais quente seja a temperatura da água com que iremos tomar banho. Afinal de contas, queremos nos aquecer e relaxar. Mas a água do banho é um dos cuidados com a pele no inverno que se tornam indispensáveis

Procure manter temperaturas amenas. Se precisar, ligue um aquecedor no banheiro para tornar o ambiente menos frio. Banhos quentes queimam a pele, assim como banhos muito longos a deixam frágil.

2- No prato

Como sempre, o tratamento de qualquer problema de saúde no corpo deve começar na alimentação. Os cuidados com a pele no inverno não são diferentes. Inclua na dieta alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, que combatam os radicais livres e tratem a pele, combatendo o ressecamento. Invista em morangos, framboesas, laranjas, tangerinas, limões, brócolis, repolho e cenoura.

3 - Hidratação

Ela é sempre a principal aliada dos cuidados cutâneos e item indispensável na lista dos cuidados com a pele no inverno. “Use hidratante assim que sair do banho. A pele úmida absorve melhor o hidratante”, indica Livia Pino, dermatologista.

Dê uma atenção especial a regiões como cotovelos, joelhos e pés, que sofrem com o ressecamento. Utilize ainda um produto específico para o rosto, que deve ser retocado ao longo do dia.

4 - Ar condicionado

Se você não tomar os devidos cuidados, ele pode ser o vilão da sua pele. Para manter o ambiente aquecido, seja sua sala de trabalho ou mesmo o carro, ele rouba a água que está no ar, inclusive aquela presente no seu corpo, ressecando ainda mais sua pele.

Se você não consegue abrir mão do ar condicionado, procure manter uma bacia com água no ambiente. Ela irá umidificar o ar, impedindo que a água da sua pele seja retirada para isso.

5 - Água

Ela está sempre presente em todas as listas de dicas de saúde, e na de cuidados com a pele no inverno não pode ser diferente. “A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo e pela manutenção da saúde da nossa pele, por isso, independente da estação do ano, um adulto saudável deve ingerir cerca de 2 litros de água por dia”, diz a dermatologista Livia Pino. A água vai hidratar sua pele de dentro para fora.

Dica extra para os cuidados com a pele no inverno

Como essa é a estação das roupas longas, não depile as pernas com tanta frequência: os pelos ajudarão a sua pele a barrar o frio. Além disso, conte com o auxílio do cosmético poderoso que já virou amigo das mulheres: a água termal. Ela vai hidratar e renovar sua pele a cada aplicação. E não se esqueça que o frio não anula a existência do sol. Continue aplicando protetor solar diariamente no rosto.

TAGS
hidratação
pele
inverno
ressecamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ