Pele

07/10/2014 08:28 - Atualizado em 09/12/2016 09:10

Filtro solar: Conheça as diferenças entre protetores químicos e físicos

A escolha do filtro solar adequado passa por uma análise do tipo de pele de cada um.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há dúvidas de que o filtro solar deve fazer parte do dia a dia de todas as pessoas. Qualquer exposição ao sol, mesmo que por um período curto de tempo, pode ser fator de risco para a saúde da pele, e só os filtros podem proteger as células da ação solar. Mas você sabia que nem todos os filtros utilizam o mesmo mecanismo para cuidar da sua pele e da sua saúde? Descubra quais as diferenças.

filtro-solar

O filtro solar físico

Os filtros físicos são produtos menos comuns no mercado. Eles são conhecidos como inorgânicos e são produzidos a partir de partículas metálicas ou de óxidos metálicos. A eficácia do filtro solar físico se dá pelos mecanismos ópticos do produto, que refletem os raios solares, impedindo que atinjam as células da pele. Os raios se dispersam e não causam as temidas queimaduras.

Os tipos mais conhecidos desse protetor solar são o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Por terem origem metálica os filtros físicos deixam a pele com uma tonalidade esbranquiçada ou acobreada, o que pode ser um fator desagradável para os usuários. Atualmente, os fabricantes produzem os filtros a partir de nanopartículas, o que diminui a coloração metalizada do produto.

Eles costumam ser associados aos filtros químicos que você encontra nos estabelecimentos comerciais, para melhorar a cobertura da pele. Em sua forma pura, os filtros solares físicos são vantajosos por terem pouca penetração na pele, podendo ser utilizados por pessoas alérgicas. Além disso, têm tempo de duração prolongado.

Os filtros químicos

O filtro solar químico é o tipo mais comum de protetor. São vendidos em supermercados e farmácias, em versões spray, creme e gel. O princípio ativo desse tipo de filtro é a absorção. Ele absorve a radiação ultravioleta e impede que os raios incidam diretamente sobre a pele. Realiza um tipo de bloqueio, permitindo que apenas uma pequena parte da radiação chegue até a superfície cutânea.

Esses protetores químicos podem ser divididos em dois modelos: os de amplo espectro e os exclusivos. Amplo espectro significa que aquele produto protege a pele dos raios UVA e UVB, enquanto exclusivo quer dizer que toda a capacidade daquele filtro é voltada para apenas um dos tipos de raio. De forma geral, os produtos comercializados oferecem cobertura para ambos raios.

A desvantagem desse filtro solar com relação ao físico é a menor durabilidade, já que sua capacidade de absorver os raios se esgota com o tempo e, por isso, o produto precisa ser reaplicado várias vezes. Além disso, esse protetor penetra na pele, facilitando a ocorrência de alergias e fotoalergias - reações causadas pelo sol.

Filtro solar: Um tipo para cada pele

Cada tipo de pele possui um histórico de reações e doenças diferentes e, por isso, deve receber um tratamento diferente. O filtro solar físico deve ser aplicado em peles de gestantes e crianças, por sua menor capacidade penetração na pele e pela maior durabilidade. Além desses casos, pessoas alérgicas ou com pele sensível também devem utilizar esse tipo de prevenção.

Por sua vez, pessoas que já sofreram de câncer de pele, urticária solar, lúpus, manchas na pele ou que possuem pele muito clara, devem recorrer ao uso dos filtros químicos. Indivíduos com alto grau de oleosidade na pele também podem procurar por esse tipo de prevenção, já que existem produtos associados a substância antioleosidade que não comprometem a proteção solar.

Quer a pele hidratada e sequinha? Neutrogena Sun Fresh FPS 15 com fórmula não oleosa e alto poder de absorção. Outra dica com textura leve e fácil de espalhar, de também rápida absorção e resistência à água Protetor Solar Loréal Expertise FPS 15.

Você curte nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
saúde
sol

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ