Pele

26/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 12:54

Evite o ressacamento: veja cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno incluem hidratação adequada e alimentação correta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com mudanças na umidade relativa do ar e queda de temperaturas, o inverno causa a diminuição da transpiração do nosso corpo, o que resseca a pele. Tomar alguns cuidados com a pele no inverno, portanto, é fundamental para quem quer uma tez lisa e macia.

Não esqueça dos cuidados com a pele no inverno

Foto: ShutterstockFoto: Shutterstock

Como costumamos ficar em ambientes fechados, com bastante gente, também aumenta a exposição da pele a vírus e bactérias. E não é apenas o rosto que sofre. Toda a nossa pele pode ficar com o aspecto esbranquiçado, que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar isso, basta seguir nossas dicas de cuidados com a pele no inverno

4 cuidados com a pele no inverno

Seguindo estas orientações, você vai ter uma pele mais macia e protegida o ano todo:

Alimentação

Acredite, o cuidado com a pele começa na alimentação correta. Comer  frutas, hortaliças e legumes aumenta a quantidade de vitaminas e minerais no seu organismo. Essas substâncias neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Morango, laranja, limão, cereja, repolho, brócolis, cenoura, soja, castanhas e amêndoas são exemplos de alimentos ricos em vitaminas e proteínas boas para a pele.

Beber água

No inverno, nós não costumamos ingerir tanta água quanto no verão, pois não temos tanta sede. Esse é um erro. Nosso organismo precisa ser abastecido com o líquido da vida sempre. A água hidrata, ajudando a evitar até mesmo os problemas de pele causados pela baixa temperatura e umidade. Se você não tem muita vontade de tomar apenas água, pode optar por chás de ervas e frutas. Aquela recomendação básica de dois litros por dia pode ser seguida também no inverno.

Banho

Ao tomar banho, não abuse da temperatura. Um chuveiro com água muito quente e demorada contribui muito para o ressecamento da pele. Também evite se ensaboar em demasia e usar buchas, que alteram a composição do manto hidrolipídico, hidratante natural do organismo que protege a pele. Se for tomar mais de um banho por dia, ensaboe o corpo todo apenas em um deles. No outro, passe o sabonete apenas nas dobras.

Hidratação

O maior dos cuidados com a pele no inverno é a hidratação com cremes. Eles devem ser realizados ao menos uma vez ao dia, depois do banho. Peles que têm mais tendência ao ressecamento precisam de mais hidratação – pode ser duas a três vezes por dia, não mais do que isso. Cuidado para não aplicar uma quantidade exagerada de creme hidratante, pois o excesso pode deixar a pele oleosa. Deve ser possível um deslizamento das mãos na sua pele logo após a aplicação, sem que os dedos fiquem melados ou escorregadios. 

Se não há necessidade de passar hidratante mais do que uma vez ao dia, considere dar uma atenção maior ao menos às partes mais ásperas do seu corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos; e produtos específicos para o rosto. Se a sua pele for oleosa, recomenda-se usar produtos oil-free. Não esqueça que o filtro solar é importante também no inverno. Para quem costuma sofrer com lábios rachados, há vários hidratantes labiais que evitam essas rachaduras. Por fim, outra dica é evitar o ar condicionado, que rouba a umidade do ar e pode favorecer também o ressecamento da pele.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ