Pele

02/03/2015 12:00 - Atualizado em 03/12/2016 01:48

Especial da Mulher: Retarde o envelhecimento da pele a partir dos 30 anos

A partir desta idade, a pele começa a perder a hidratação natural. É indispensável o uso de cremes anti-idade e filtro solar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A partir dos 30 anos, os cuidados com a pele devem ser intensificados para retardar o aparecimento das temíveis linhas de expressão e o envelhecimento da pele. O Vivo Mais Saudável convidou a dermatologista Carla Albuquerque, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para ajudar você a manter a pele bonita e saudável. Se joga!

A partir dos 30 anos, a pele tende a ser menos oleosa. Ela ainda mantém um grau de hidratação equilibrado. Mas pequenos sulcos e linhas de expressão começam a aparecer, além da discreta diminuição do viço e da luminosidade da pele também já serem notados.

Para manter a saúde da pele a partir dos 30 anos, a dermatologista aconselha lavar a pele 2 vezes ao dia com sabonete líquido ou espuma de limpeza. Além disso, é importante usar loções adstringentes ou tônicas para completar a limpeza da pele. Para retardar o envelhecimento da pele nesta faixa etária, é indispensável o uso diário de filtro solar com FPS 30, além de produtos anti-idade para área dos olhos, face e pescoço.

É natural que a pele comece a perder a hidratação natural. E indicado o uso de hidratantes que tenham alguma ação anti-aging, que contenham na formulação as vitaminas C e E, ativo que tem ação antioxidante/anti-radicais livres, além de produtos com alguns ativos, como: ácido hialurônico, ácido glicólico e ácido retinóico. Carla Albuquerque aconselha ainda o uso de suplementos vitamínicos via oral a partir dessa idade.

Adie o envelhecimento da pele

Para manter a pele sadia aos 30 anos e chegar aos 40 sem muitas marcas de expressão e manchas, é indispensável o uso diário de filtro solar com fator 30. A dermatologista orienta ainda o uso de ácido retinóico ou derivados como o retinol, retinaldeído e adapaleno à noite.

Os cosmecêuticos com ativos antioxidantes, como vitamina C, e também com ativos hidratantes poderosos, como o ácido hialurônico e as aquaporinas, são outros grandes aliados da pele saudável. Segundo a dermatologista, se necessário, é bom fazer uso noturno de ativos clareadores como hidroquinona, combinados ou não com ácido retinóico. “Nessa fase, podemos também lançar mão da toxina botulínica para tratar e prevenir linhas de expressão que começam a surgir na área dos olhos; luz intensa pulsada ou laser para clareamento de manchas e vasinhos. Outro tratamento recomendado é o peeling químico para renovação celular da pele”, sugere a dermatologista.

Cuidados com a pele durante a gravidez

Para as gestantes, a dermatologista indica uso de filtro solar com fator de proteção solar mais alto (50+). Carla Albuquerque recomenda que o produto seja de preferência com tonalizantes, que ajudam a proteger a pele não só dos danos da radiação UV, como também infravermelho e luz visível, uma vez que o grande risco nessa fase é de aumento ou surgimento de manchas. “É importante que a gestante faça o uso diário de um sabonete líquido (sem ácido salicílico). A partir da 13a semana de gravidez, ela deve usar produtos com vitamina C”, acrescenta a especialista.

Amou nossas dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele 30 anos
pele oleosa
cuidados pele
hidratação pele
mulher
linhas de expressão
dermatologista
dicas dermatologista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ