Pele

04/11/2016 12:13 - Atualizado em 20/01/2017 01:16

Dicas de cuidados com a pele durante o verão

Dermatologista explica como manter a pele protegida nesta época do ano

POR

Redação

  • +A
  • -A

O verão está se aproximando e as altas temperaturas acabam ocasionando uma maior exposição ao sol, especialmente para quem gosta de curtir a estação na praia ou na piscina. Mas não é novidade que a luz solar, embora seja essencial para a saúde, também traz danos. Por essa razão, a temporada exige especialmente alguns cuidados com a pele.

Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele no verão

Segundo a dermatologista Suzy Rabello, como a exposição ao sol nesta época do ano é mais intensa, é essencial o uso do protetor solar mais vezes, durante o dia. “É importante passar o produto em todas as partes do corpo que ficam expostas, não apenas no rosto. Aplique nas orelhas, no colo e nos braços também. E não se esqueça de reaplicar a cada duas horas”, indica.

A especialista reforça a necessidade de ficar atento ao fator de proteção do filtro: “É importante ressaltar que quando se compra um protetor solar de fator 60, por exemplo, na verdade, a sua proteção é apenas de 1/3 disso. Por isso, é fundamental investir em produtos de proteção mais elevada, especialmente para quem tem a pele mais clara (acima de 50 para evitar queimaduras solares)”, recomenda. Já para quem tem pele morena, a dermatologista indica usar um protetor de fator 15 no dia a dia e um de 30 para quando for à praia. “É importante o paciente entender ainda que ele não vai mudar o tipo de pigmentação ao se expor ao sol. Não adianta ficar horas se expondo para ficar bronzeado, porque o máximo que vai acontecer é sofrer com as queimaduras. A capacidade de se bronzear é algo genético”, alerta.

No Brasil, há uma predominância da pele oleosa e é importante o uso de produtos de proteção solar que sejam adequados a esse tipo de pele. “Não use um filtro de consistência mais oleosa no rosto, pois pode causar espinhas nesta época do ano. Nas outras áreas do corpo, você pode até usar um filtro mais barato e que garanta a proteção solar. Mas para o rosto, prefira os géis-creme que absorvem a sua oleosidade”, recomenda. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o seu dermatologista, pois ele saberá indicar o produto que melhor atenda às necessidades da sua pele.

Cuidados ao se expor ao sol

Como é amplamente divulgado, o melhor horário para se expor ao sol é antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas. “O sol entre esses horários incide perpendicularmente na Terra e a quantidade de radiação é intensa. Por isso, os riscos para a pele são tão grandes, inclusive de desenvolver câncer de pele”, explica.

A especialista alerta ainda que durante o verão é indicado evitar o uso de perfumes, já que o contato deles com o sol pode desencadear alergias. Além disso, é preciso um cuidado especial ao manusear frutas como o limão, que podem ocasionar queimaduras na região. “Procure usar luvas ou o espremedor, pois por mais que você lave as mãos após o contato com a fruta, pode sofrer alguma ferida ”, recomenda.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele no verão? Assista à entrevista que o Vivo Mais Saudável fez com a dermatologista Suzy Rabello:

Imagens do vídeo: Istock

Gostou das dicas para você ter cuidados com a pele? Vale lembrar que esses cuidados devem fazer parte da sua rotina, durante todo o ano! E para receber mais dicas de beleza, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável. Siga também o nosso canal no Youtube!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também