Pele

02/09/2015 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 06:47

Descubra como cuidar da pele em cada fase da vida

A aplicação de protetor solar é uma dica indispensável para qualquer pessoa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada da idade, os traços do rosto mudam e é preciso adotar hábitos diferentes de hidratação e proteção. Saber como cuidar da pele de acordo com o período da vida é necessário para atender às características e necessidades especiais de cada faixa etária.

Para Caroline Assed Saad, dermatologista e assessora da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tratamento ideal varia, mas há algumas precauções que são básicas. “Consultar seu dermatologista regularmente, prevenir-se do sol, alimentar-se bem e ingerir muito líquido são cuidados fundamentais”, enumera.

A seguir, aprenda como cuidar da pele em cada fase da vida.

mulher sabe como cuidar da pele

Cuidados com a pele em cada faixa etária

Não existe uma época ideal para começar a cuidar da pele, muito menos há regras de tratamento para cada idade. O mais recomendado por dermatologistas é que cuidados preventivos sejam tomados a partir dos 25 anos.

25 anos

É a fase em que os cuidados regrados devem começar. É indispensável a aplicação de um bom protetor solar contra raios UVA e UVB. Isso deverá ser mantido pela vida inteira. Um higienizador e agentes antioxidantes tópicos ou orais - como vitamina C, vitamina E, extrato do café verde e outros - também podem ser prescritos.

40 anos

A pele apresenta perda de elastina e colágeno e alteração da hidratação. Além dos fotoprotetores e antioxidantes, devem ser utilizados firmadores, antirrugas e despigmentantes, se necessário.

50 anos

A aplicação de agentes tópicos que estimulam a produção de colágeno na face e ao redor dos olhos é uma excelente opção. Toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico devem ser avaliados e usados de acordo com a necessidade especial de cada pessoa.

Saiba Mais
Peeling de fenol combate o envelhecimento
Tratamento com ácido hialurônico se revela eficaz contra as rugas
Aplicação de botox no rosto: Como ter bons resultados

A luz intensa pulsada pode ser recomendada para a melhora do aspecto da pele e no tratamento de melasmas e pequenos vasos.

60 anos

Tratamentos com peelings médios e profundos e uso de laser fracionado têm excelentes indicações. Esses procedimentos, no entanto, pode causar efeitos imediatos e tardios na pele, como edema, descamação e crostas. Cuidados específicos deverão ser tomados.

Para melhora da flacidez cutânea, o uso da radiofrequência e do infravermelho leva a pequenas melhorias imediatas e a excelentes resultados no longo prazo.

Como cuidar da pele diariamente

Além de apostar na limpeza de pele e na aplicação de protetor solar e creme hidratante, você não deve esquecer do consumo de água e de uma boa alimentação. Eles são dois passos indispensáveis para manter o corpo hidratado e munido de todos os nutrientes indispensáveis para a saúde. 

Faça boas escolhas, exercite-se e esteja sempre com uma garrafinha de água na mão. Pequenos hábitos do dia a dia asseguram uma pele lisinha e hidratada por muito mais tempo.

Aprendeu a cuidar da pele? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
colágeno
manchas senis
rugas
protetor solar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ