Pele

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 10:24

Depilação com cera: Evite irritações na pele

Cuidados na hora da depilação com cera garantem uma pele sedosa e saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A depilação com cera é um dos métodos mais contraditórios para retirar os pelos do corpo. Ainda assim, ela é muito procurada e pode ser a solução ideal para o seu caso. Quer adotar esse tipo de depilação? Então veja nossas dicas para manter a saúde e a beleza da pele.

depilação com cera
Fazer a depilação com cera exige cuidados com a pele. Foto: Shutterstock

Algumas áreas do corpo exigem muito cuidado ao serem depiladas com cera, em razão da sensibilidade da pele. Vale lembrar que cada pessoa tem níveis diferentes de sensibilidade: para algumas, pode doer muito, e para outras, a dor pode ser amena.

O primeiro passo para evitar irritações é certificar-se de que os pelos estão no tamanho ideal para a depilação com cera. Não podem estar muito pequenos, porque podem não ser arrancados e também não podem estar muito compridos, para não causar ainda mais desconforto. No último caso, a solução é aparar um pouco os fios antes da depilação.

Fases da lua pode influenciar na depilação com cera?

Há quem acredite que as fases da lua influenciam na depilação – assim como no crescimento dos cabelos. Se este for o seu caso, nunca faça depilação com cera nas fases minguante ou nova da lua. O período ideal é a lua cheia. no entanto, para evitar os temíveis pelos encravados a lua crescente também é indicada. 

As irritações ocorrem em razão da sensibilidade da área depilada – e, como já dito antes, isso varia de pessoa para pessoa. Mulheres muito sensíveis devem evitar fazer depilação com cera em época pré-menstrual, pois a sensibilidade tende a ser maior devido à carga hormonal diferenciada.

A pele sensível fica irritada com muito mais facilidade e, para evitar isso, é fundamental que a cera não esteja quente demais. Neste caso, a temperatura alta pode queimar a pele ou até arrancar uma fina camada da pele junto com os pelos.

Quando fazer a depilação com cera?

Outro ponto que deve ser observado é a periodicidade da depilação, ou seja, de quanto em quanto tempo é ideal que se utilize o método com cera para a retirada dos pelos. Isso depende da velocidade de crescimento dos fios, o que também varia de pessoa a pessoa. O mínimo ideal é que se deixe um período de três semanas entre cada processo, mas na dúvida é sempre favorável conversar com um profissional que tem conhecimento específico do assunto.

Outro fator importante é ter cuidado após a depilação para evitar pelos encravados, também conhecido como foliculite. Casos extremos de foliculite podem causar inflamações e devem ser tratados com um médico especialista ou dermatologista.

Se o caso não for tão grave, a utilização periódica de esfoliantes leves ajuda a retirar a fina camada de pele que impede que o pelo cresca para fora. O importante é não usar pinças nem agulhas para auxiliar o fio: se isso for necessário, procure um profissional que tenha equipamentos esterilizados. 

Também é recomendado que se esfolie a área a ser depilada um dia antes da depilação com cera. Assim as células mortas são removidas e deixam a área mais limpa para que o procedimento seja mais eficaz. Lembre-se de que é fundamental procurar um profissional qualificado para a depilação e um ambiente em que você se sinta confortável. Assim a experiência pode ser menos dolorosa e muito mais agradável, com melhores resultados para a beleza da pele.

Leia também:

5 tratamentos para rugas na testa

Veja como tratar a pele muito seca

Cuidados necessários com a pele no inverno

Aprenda como tirar manchas do rosto em casa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ