Pele

16/07/2014 03:00 - Atualizado em 31/12/2016 01:29

Cuidados com os pés no inverno amenizam efeitos de botas e sapatos fechados

Atenção à umidade é um dos cuidados com os pés no inverno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não esquecer quem nos sustenta todo dia já é meio caminho andado quando o assunto são cuidados com os pés no inverno. Com as dicas abaixo, você terá pés saudáveis e bonitos o ano inteiro.

Cuidados com os pés

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

No inverno, as pessoas têm o costume de proteger o corpo com roupas quentes. Normalmente, o primeiro a "sumir" é o pé. Dentro de uma meia e de um calçado fechado, pode ficar a estação inteira sem ver o sol. Mas é justamente essa atitude que contribui para o surgimento de germes, micoses, bactérias, fungos e outros tantos males que o afligem.

Então, apesar de não estarem em evidência nessa época, os pés merecem o mesmo tratamento do que no verão. Assim, quando o calor voltar, eles poderão ser expostos sem medo.

No frio, alguns cuidados com os pés podem ajudar a melhorar sua estética e evitar diversos problemas de saúde. Antes de descobrir quais são eles, porém, você deve ter atenção, em qualquer época, para que o sapato escolhido tenha o formato e tamanho ideais. Essa constatação pode parecer óbvia para os homens, mas muitas mulheres colocam a aparência do calçado muito antes do conforto em sua ordem de prioridades. 

Não é recomendado que o pé fique apertado ou muito solto dentro do tênis ou do sapato. O ideal, de acordo com os podólogos, é que se compre sempre calçados no formato ideal do pé. Sapatos que apertam ou causam desconforto podem ferir os dedos ou a lateral do pé. E os mais largos exigem atenção para manter o pé firme, o que pode causar um cansaço nos músculos do tornozelo ou até mesmo uma torção, dependendo de algum desnível na rua, por exemplo.

Aprenda 7 cuidados com os pés no inverno

O frio chegou, e você quer evitá-lo ao máximo. A gente entende. Mas são necessários alguns cuidados com os pés para que eles não sofram com uma proteção excessiva.

1 - Pós-banho

Secar os pés parece algo simples e corriqueiro, mas tem pouca gente que o faz. Principalmente nos dias mais frios, as pessoas saem do chuveiro e vão de fininho para o quarto onde imediatamente colocam uma ou duas meias. Com o pé úmido e em um ambiente fechado, fungos podem surgir. Então a opção mais correta é ter atenção para retirar toda a umidade dos pés após o banho e escolher meias de algodão.

2 - Cremes

Hidratar os pés é uma ótima forma de manter a sua saúde em alta. Além de saudáveis, eles também ficarão bonitos, cheirosos e macios.

3 - Lugares arejados

Após um dia longo de trabalho, deixe o seu sapato em um lugar aberto, onde ele possa transpirar. O ideal é que ele fique assim por pelo menos duas horas. Caso ele esteja molhado, em hipótese alguma coloque-o atrás da geladeira ou em qualquer lugar para que ele seque mais rápido, pois isso poderá causar danos permanentes ao calçado.

4 - Especialista

Mesmo no inverno é recomendável que se vá pelo menos uma vez ao podólogo para realizar uma consulta e ver se os cuidados com os pés estão em dia.

5 - Pés descalços

Dentro de casa, no calor do quarto ou de outro cômodo menos frio, procure, de vez em quando, tirar os calçados e colocar chinelos a fim de que os pés possam "respirar" um pouquinho melhor.

6 - Meias

Meias de algodão são as melhores para os pés, por permitirem que ele transpire. Mas como não é todo mundo que usa, procure as mais confortáveis ao seu pé e que não o deixem em um ambiente totalmente fechado. Parece besteira, mas este é um dos cuidados com os pés que mais passa batido pelas pessoas.

7 - Esmalte

Profissionais recomendam que mulheres fiquem pelo menos dois dias da semana sem esmalte nas unhas. A ideia é que as unhas possam "respirar" melhor.

Seguindo estes cuidados com os pés, você certamente conseguirá enfrentar o mais rigoroso inverno sem complicações. E depois poderá ficar tranquilo para deixá-los descalços e à vista durante o verão.

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ