Pele

02/10/2015 05:43 - Atualizado em 03/11/2016 05:19

Cuidados com o rosto deixam você pronta para o verão

Protetor solar e creme hidratante são indispensáveis em todas as estações do ano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maquiagem pode ajudar a esconder algumas imperfeições, mas os cuidados com o rosto, vão muito além disso. Para garantir aquele toque macio e uma pele bonita, viçosa e sem rugas por mais tempo, é necessário reservar alguns minutos do dia para um pequeno ritual de beleza

A pele da face sobre diariamente com agressões externas. Durante o verão, a exposição ao sol tende a aumentar e, por isso, os cuidados se fazem ainda mais necessários. Aplicar o protetor solar, por exemplo, é fundamental para prevenir queimaduras, marcas de expressão e até câncer de pele.

Conheça outras precauções essenciais para deixar o visual sempre em dia.

mulher tendo cuidados com o rosto

Cuidados com o rosto são obrigatórios

Alguns detalhes não custam muito e são indispensáveis em todas as estações do ano. A limpeza, por exemplo, deve fazer parte da sua rotina. Ela ajuda a eliminar a oleosidade e os resíduos acumulados ao longo do dia. Quando não removidas, essas substâncias podem acarretar o aparecimento de cravos, espinhas e até mesmo rugas precoces.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza da pele é necessária duas vezes ao dia: de manhã e à noite. A seguir, confira outras recomendações da SBD:

- Se seu tipo de pele é oleoso ou misto, use sabonetes à base de ingredientes adstringentes. Eles facilitam a remoção do sebo em excesso e desobstruem os poros.

- Peles secas e normais podem ser higienizadas com sabonetes líquidos de pH neutro.

- Os tônicos complementam os cuidados com o rosto. Eles removem os últimos traços de sujeira que ainda podem estar depositados na face.

- Duas vezes por semana, esfoliantes podem ajudar a retirar células mortas e estimular a renovação celular. Quem tem pele sensível deve tomar mais cuidado com esse procedimento.

Para a pele perfeita, outro passo infalível é a hidratação. De acordo com a SBD, o uso de hidratantes ajuda a manter o viço, garantindo a integridade da camada de proteção da face e evitando problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Para peles oleosas, os produtos remendados são os chamados de oil free - "sem óleo", em português. Beber pelo menos dois litros de água por dia também é necessário para deixar o organismo hidratado, garantindo inclusive um visual mais bonito.

Protetor solar é regra

Um dos principais cuidados com o rosto é usar protetor solar o ano inteiro. No verão, a atenção é redobrada, pois os raios solares incidem com mais intensidade sobre a Terra. Ou seja, há mais riscos de queimaduras, manchas e outras complicações cutâneas mais graves.

Saiba Mais
Passo a passo: Como limpar a pele de verdade
Confira dicas para não errar no esfoliante para o rosto
Hidratação diária é um dos cuidados com a pele no inverno

A SBD indica a aplicação de produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 no dia a dia. Para exposições prolongadas ao sol, como numa ida à praia, o FPS deve ser superior a 30.

Para garantir a proteção, passe o produto 30 minutos antes de sair de casa. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas. Barreiras físicas, como óculos escuros e chapéus, aumentam a proteção.

De quais cuidados com o rosto você não abre mão? E quais você acha que precisa adotar? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele perfeita
limpar o rosto
esfoliação
envelhecimento precoce

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ