Pele

24/01/2016 03:00 - Atualizado em 22/11/2016 04:01

Conquiste um bronze seguro e sem danificar a pele

Alguns métodos autobronzeadores são mais seguros que a exposição ao sol e garantem uma pele saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Chega o verão e as mulheres querem aproveitar para conquistar aqueeele bronzeado. Com férias, praia e piscina, muitas acabam se expondo ao sol sem proteção, queimando e danificando a pele. O resultado é o contrário do aspecto bonito e saudável que se deseja. Para conseguir um bronze seguro, é preciso ter muito cuidado.

Existem algumas formas de ficar com a pele dourada sem precisar se expor aos raios solares. Já se você prefere o método tradicional, vale lembrar de algumas dicas básicas para manter a beleza. Confira a seguir.

mulher toma bronze seguro na praia

Dicas para um bronze seguro

Um método muito utilizado para conseguir um bronze seguro, rápido e prático é o autobronzeador. Porém, é preciso cautela na aplicação, pois a pele poder ficar com um tom amarelado ou alaranjado. Para evitar isso, o produto deve ser aplicado três vezes por semana até você conseguir o tom que deseja. Depois, a manutenção é de uma a duas vezes por semana.

Outra novidade que conquista muitas adeptas é o hidratante com autobronzeador, que possui concentrações mais baixas dessa substância. Ele pigmenta a pele de modo suave, garantindo um bronze seguro e natural. A aplicação não precisa ser tão cuidadosa, devido às quantidades mais baixas de bronzeador artificial, o que ajuda a evitar manchas.

Os bronzeamentos a jato ou com spray, oferecidos por empresas especializadas, também garantem um bronze seguro. Essas técnicas utilizam produtos com os mesmos princípios ativos encontrados nos autobronzeadores, como o DHA. Devido ao método de aplicação, a cor fica mais uniforme. Os resultados são rápidos e já aparecem na primeira sessão, mas dura pouco: de cinco a sete dias.

E não dá pra deixar de fora o principal método de bronzeamento: a exposição solar. O bronzeado ocorre devido a uma reação da pele, que produz mais melanina num esforço de se proteger contra os danos causados pelas radiações ultravioleta A e B. Com isso, os raios solares nunca promovem um bronzeado saudável.

Nesse caso, para que o banho de sol seja pelo menos mais seguro, é indicado sempre aplicar filtro solar 30 minutos antes e reaplicá-lo a cada duas horas ou menos, caso haja transpiração excessiva ou mergulhos prolongados. Além disso, a recomendação é que todas as pessoas, independentemente do tipo de pele, usem protetor solar com, no mínimo, FPS 30.

Saiba Mais
Veja como aplicar o protetor solar de forma correta
Bronzeador em pó é opção para pegar uma cor sem sol
Receitas com cenoura favorecem o bronzeado

Cuidados para manter o bronzeado

Para potencializar o bronzeado e mantê-lo por mais tempo, a dica é consumir alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão, abóbora, rúcula e demais frutas e verduras que tenham coloração amarela, alaranjada e verde-escura. Esse componente estimula a produção de melanina, protegendo e promovendo o bronze seguro e saudável.

Além disso, para manter a cútis sempre hidratada, evitando queimaduras e facilitando o bronzeamento, é indicado aplicar cremes hidratantes na pele duas vezes por dia e beber bastante água. O protetor solar com fator de proteção adequado também ajuda.

Qual dessas opções de bronzeamento é a sua preferida? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bronzeamento
filtro solar
hidratação
betacaroteno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ