Pele

24/01/2016 11:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:39

Conheça os significados da tatuagem maori

Com origem na Nova Zelândia, a arte tribal serve de inspiração para tattoos no mundo todo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A tatuagem maori é uma arte tribal com origem na Nova Zelândia, onde servia como identidade para os membros do povo Maori. Com os desenhos feitos por várias regiões do corpo, principalmente no rosto e na cabeça, eles especificavam filiação, hierarquia, habilidades, função no grupo e conquistas na vida.

Hoje em dia, pessoas no mundo todo se baseiam nos traços da antiga arte para criar desenhos e novas tatuagens. Saiba mais a seguir.

homem com tatuagem maori no braço

O que é a tatuagem maori

A tatuagem maori é formada por traços simétricos e espirais com linhas marcadas, sempre na cor preta. Apesar de o estilo de tattoo fazer sucesso no mundo todo, os antigos desenhos tribais vão além da inspiração para "se riscar".

A arte tribal foi levada para a Nova Zelândia por grupos da Polinésia no século 18. Intitulada Ta Moko, a verdadeira tatuagem maori envolve tradições geracionais, ancestralidade e hierarquias, tendo grande significação para esse povo.

O rosto e a cabeça são os locais sagrados para fazer a Ta Moko, pois abrigam o conhecimento. Para os homens, existe ainda a chamada Puhoro, que se estende para as pernas e as nádegas, mostrando a linhagem do indivíduo nos espirais e a tribo de origem no número de linhas.

No passado, a tatuagem era como se fosse a identidade de cada membro, especificando a filiação, as habilidades, a função de cada um no grupo e suas conquistas durante a vida. Quanto mais traços feitos no rosto dos guerreiros maori, maior a experiência, tornando-se sinal de respeito na tribo. Para as mulheres, os primeiros e principais locais do corpo a serem tatuados eram o queixo e o nariz.

Apesar da colonização inglesa, a tradição se manteve por muito tempo entre os descendentes tribais na Nova Zelândia. Enquanto isso, a tatuagem maori se popularizou ao redor do mundo e ganhou novos formatos. Porém, seus significados e suas representações ainda são seguidos por muitos.

Saiba Mais
Tatuagem de henna é moda para curtir o verão na praia
Loucura ou prova de amor? Em debate, a tatuagem para casais
Tatuagem 3D: Conheça como é feita essa nova técnica

Principais símbolos e significados

- O traço em forma de espiral, chamado Koru, significa nova vida, crescimento, renascimento e conexão com a terra

- Já o Hei-matau, símbolo que lembra um anzol, representa o desejo de boa sorte, de uma jornada segura, om força e de prosperidade

- O símbolo com traços que lembram ondas é chamado de Moana e significa mar, representando a água e a harmonia com as forças da natureza

- O Mangopare, que significa tubarão-martelo, simboliza a abundância natural, a força e a determinação

- O Kowhaiwhai, por sua vez, é uma combinação de elementos em uma sinfonia de significados, representando força em sua unidade.

E você, pretende fazer uma tatuagem dessas? Deixe um comentário! E aproveite para curtir outras dicas de moda e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Nova Zelândia
Polinésia
tribal
tattoo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ