Pele

02/01/2016 11:00 - Atualizado em 02/12/2016 12:13

Conheça as doenças da pele mais comuns no verão

As temperaturas altas e a exposição solar intensa favorecem o aparecimento de alergias e infecções.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A época de férias geralmente é acompanhada de sol, praia, areia e piscina. E, no clima relaxado dos dias de verão, a proteção muitas vezes é esquecida. Mas é nessa época que se deve ter mais cuidado com algumas doenças da pele.

A exposição direta com água do mar, cloro ou areia da praia favorecem o desenvolvimento de alergias e infecções. Além disso, os raios solares nesse período são mais fortes, deixando a pele mais suscetível a queimaduras.

4 doenças da pele mais comuns no verão

Herpes labial

Causada pelo vírus Herpes Simples 1 e 2, a herpes costuma afetar os lábios. Muitas pessoas podem ter contato com o vírus ao longo da vida sem apresentar qualquer manifestação. No entanto, a reativação do vírus pode ocorrer diante de exposição solar intensa, aumentando as chances de ocorrer na época de verão.

Micoses

Infecções causadas por fungos, as micoses são doenças de pele muito comuns no verão, pois o corpo tende a oferecer boas condições para seu crescimento. Isso porque ,além das temperaturas quentes, o corpo tende a ficar úmido por mais tempo (na saída da piscina ou mar ou, até mesmo, devido ao suor), favorecendo a sua reprodução.

Acne solar

Já a acne solar é provocada pela mistura de oleosidade da pele com o filtro solar. Especialmente para quem já sofre com uma pele mais oleosa, é fundamental lavar bem o rosto diversas vezes ao dia e escolher filtros com base aquosa ou em gel, deixando a pele mais seca.

Queimaduras

Todos sabem que o sol queima, mas só alguns minutinhos não faz mal, não é? Errado! Para evitar doenças da pele como queimaduras e insolação, o uso do filtro solar deve ser diário (estando ou não na praia ou piscina). Além disso, o ideal é evitar os horários em que os raios solares estão mais fortes. Prefira a exposição no início da manhã ou ao final da tarde.

Saiba Mais
Bloqueador solar previne rugas e câncer de pele
Protetor solar previne o aparecimento de manchas senis
Veja como aplicar o protetor solar de forma correta

Doenças da pele no verão

O câncer de pele no Brasil

Entre as doenças da pele comuns no verão, não podemos esquecer do câncer de pele. Apesar da prevenção ser fundamental ao longo de todo o ano, é durante a época de calor que os cuidados devem ser intensificados.

O câncer de pele basocelular e espinocelular é considerado o tipo mais comum da doença em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa entre 2014 e 2015, no Brasil, era de que 98.420 novos casos seriam diagnosticados em homens e 83.710 em mulheres.

Para prevenir o câncer e outras doenças da pele é preciso estar atento aos horários de exposição solar, ao uso do fator de proteção, ao acúmulo de suor e oleosidade na pele. Com esses cuidados simples, é possível desfrutar de um verão muito mais saudável e livre dos desconfortos desses problemas.

E você, está pronto para se prevenir neste verão? Comente e continue acompanhando as dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças
pele
saúde
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ