Pele

18/09/2014 07:24 - Atualizado em 01/12/2016 06:14

Confira cuidados básicos com a pele para praticar a corrida

Limpeza do rosto é um dos cuidados básicos com a pele antes da corrida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que a corrida deveria ser acompanhada por cuidados básicos com a pele? Essa preocupação, que parece excessiva para alguns, pode evitar problemas e até melhorar o aspecto da pele.

Cuidados básicos com a pele

Veja a seguir algumas dicas da dermatologista Livia Pino para que os corredores iniciantes possam praticar o exercício sem percalços.

Antes da corrida

O primeiro passo antes de começar a correr é lavar muito bem o rosto. Faça a limpeza profunda com um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Isso é importante para retirar todos os restos de resíduos que possam ter ficado na pele, como produtos cosméticos e ácidos usados na noite anterior.

cuidados-basicos-com-a-pele

Cuidados com o sol

Um dos principais cuidados básicos com a pele para quem vai correr ao ar livre é se proteger contra os raios solares. O protetor solar deve ser usado sempre. E para quem reclama que ele escorre com o suor e causa ardência nos olhos, a dra. Livia Pino indica: “Atualmente, existem alguns filtros solares para esportes que aderem melhor à pele e evitam esse incômodo. E ainda existem bonés e viseiras com um acolchoado de algodão na parte interna da aba, justamente para segurar o suor e não deixar escorrer no olho”.

É importante também usar bonés ou viseiras e óculos de sol. E principalmente se hidratar muito antes, durante e depois da corrida. Repor o líquido que o corpo gasta com a prática da atividade é fundamental para manter a pele hidratada.

Outra dica é usar roupas leves e confortáveis. “Atualmente existem roupas com tecnologia dry fit, que permitem que sua pele 'respire'. E também roupas com filtro solar. Isto mesmo: roupas que já possuem uma malha específica que filtra os raios UV”, destaca a dermatologista.

Na academia

Mesmo em lugares fechados, como a academia, é preciso ter alguns cuidados básicos com a pele. A atenção com a hidratação do corpo e com o tipo de roupa vale também para esse caso. Apenas é dispensado o uso de protetor solar, que pode ser substituído por um creme hidratante específico para o seu rosto, principalmente se a sua pele for mais sensível e ressecada. E não esqueça de retirar toda a sua maquiagem antes de correr, pois a pele deve estar bem limpa.

Cuidados básicos com a pele depois da corrida

Após fazer a atividade física, você deve lavar novamente a pele com o sabonete da sua preferência e bastante água, para retirar todas as impurezas. Os cuidados básicos com a pele seca e com a oleosa têm algumas diferenças nesse momento. Para controlar a oleosidade, é indicado usar um tônico com ácido salicílico após a limpeza. Já para a pele ressecada ou sensível, deve ser usado algum tônico ou hidratante leve com ativos antioxidantes para recuperar o tecido.

“A corrida é saudável, faz bem para pele, mas cuidados devem ser tomados para sua pele permanecer linda. Converse com seu dermatologista sobre sua intenção de começar a correr e peça a indicação dos cuidados específicos para sua pele”, encerra Livia.

cuidados-basicos-com-a-pele

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
corrida
pele
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ