Pele

17/08/2014 09:31 - Atualizado em 05/12/2016 09:47

Confira 5 dicas para você evitar micoses de pele

É possível evitar micoses de pele conhecendo suas causas e tratamentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Esse problema pode ser causado por diversos fatores. Saiba algumas dicas para que você consiga evitar micoses de pele de forma fácil e simples.

Conheça e saiba como evitar micoses de pele

O que é a micose

Para saber como evitar micoses de pele, primeiro é preciso entender o que é essa doença. As micoses são infecções causadas por fungos, que quando submetidos a ambientes úmidos e quentes se reproduzem e passam a causar esse tipo de doença. Os lugares mais comuns que ocorrem esse problema são em regiões mais úmidas e quentes como dobras da virilha, nádegas, axilas, genitália e entre os dedos e as unhas dos pés.

evitar-micose


Causas

As micoses podem ser causadas por diversos fatores. Entre os principais estão: andar descalço em lugares úmidos e públicos, compartilhar objetos como toalha, chinelo e alicate de unhas com pessoas contaminadas ou ainda não secar as dobras do corpo de forma correta. Também pode surgir a partir do contato com cães e gatos, que possuem microrganismos nos pelos.

Pessoas com baixa imunidade ou com histórico de micoses na família podem ter mais dificuldade para evitar micoses de pele, devendo redobrar os cuidados. E os lugares em que se deve ter mais atenção são os com ambientes úmidos e quentes, como a piscina, a sauna, o vestiário e, principalmente, a praia.

Sintomas

Você deve ficar atenta aos sintomas para poder evitar as micoses de pele. Entre os mais comuns estão as manchas brancas e a descamação da pele. As frieiras provocam coceira, vermelhidão e fissuras doloridas entre os dedos dos pés. Outro sinal são as unhas quebradiças, mais grossas e com uma pigmentação diferente. Existem ainda tipos de micoses que aparecem como manchas avermelhadas e salientes principalmente na virilha e axila.

Tratamentos

O mais indicado para o tratamento das micoses são os remédios em forma de pomada, creme ou spray. No entanto, em algumas situações é recomendado usar medicamento via oral ou associar os dois tipos. Se os sintomas persistirem ou piorarem procure imediatamente um dermatologista, ele irá identificar o seu caso e receitar o melhor tratamento de acordo com o tipo de micose.

Como evitar micoses de pele

1. Tenha hábitos higiênicos diariamente. A limpeza das regiões mais propícias a desenvolverem micoses devem ter cuidados especiais.

2. Evite andar descalço em pisos úmidos e públicos, pois há uma grande chance de contrair algum tipo de doença.

evitar-micoses-de-pele

3. Não deixe de secar bem todo o corpo após o banho, principalmente nas dobras, entre os dedos dos pés e nas virilhas. Mantenha a pele seca e arejada.

4. Não compartilhe objetos de uso pessoal como toalha, chinelo e escova de cabelo, pois se a outra pessoa estiver contaminada pode passar para você.

5. Não use o mesmo calçado por vários dias seguidos. E opte por sapatos mais arejados, que não abafe ou aperte seus pés.

Estar sempre atento a esses cuidados é fundamental para evitar micoses de pele. E em qualquer situação incomum procurar imediatamente um médico, para que a situação não se agrave. Cuidar da pele é muito importante, reserve um tempo para os cuidados básicos e a mantenha sempre limpa e saudável.

TAGS
evitar micoses de pele
alergia
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ