Pele

18/07/2014 12:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:56

Como tratar a pele sensível: dicas, cuidados e produtos

Pele sensível exige manutenção diária para evitar problemas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem tem pele sensível precisa tomar cuidados redobrados todos os dias para evitar problemas como vermelhidão, ressecamento e queimaduras do sol.

O que causa a pele sensível

Ter a pele sensível é uma característica congênita (influenciada pela genética). A origem da sensibilidade é, geralmente, um distúrbio conhecido como atopia. Trata-se de um quadro em que a pessoa apresenta hiper-reatividade a vários estímulos. Essas reações podem aparecer na pele ou até no sistema respiratório. 

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Por isso, é tão comum ouvirmos falar em dermatite atópica, quando a pele inflama e aparecem lesões avermelhadas, que coçam e até descamam, em pessoas que têm histórico pessoal ou familiar de alergias respiratórias.

Características da pele sensível

Esse tipo de pele normalmente é mais avermelhada, vascularizada e apresenta um aspecto mais ressecado. A hidratação merece atenção especial, principalmente para as peles claras. Mas se engana quem pensa que as peles negras não sofrem com a sensibilidade. Por isso, fique atenta às dicas a seguir para aprender a cuidar direitinho da sua pele sensível.

Hoje em dia, o mercado já oferece uma ampla gama de cosméticos hipoalergênicos, feitos especialmente para as pessoas com pele do tipo sensível. Ainda assim, os dermatologistas recomendam sempre testar qualquer produto novo primeiramente em uma área pequena da pele, para ver se o local vai ficar vermelho, arder ou coçar. Seguindo essa dica, qualquer tipo de reação é motivo para interromper o uso do produto imediatamente.

Saiba como tratar

A pele sensível requer cuidados com a limpeza, a hidratação e a proteção. Para quem tem este tipo de pele, é muito importante usar produtos que preservem a camada de gordura e água que protege naturalmente a pele, chamada de manto hidrolipídico.

Ao fazer a limpeza da pele sensível, pode-se optar por sabonete líquido ou loção de limpeza hipoalergênicos, e produtos da categoria syndet (que limpam sem alterar o pH da pele) e a água micelar, (uma emulsão de água e óleo que serve para retirar as impurezas sem agredir a pele). 

A hidratação pode ser feita com água termal, que contém minerais de ação anti-inflamatória e cicatrizante. Já o protetor solar, de uso obrigatório, não pode de forma alguma ter álcool na fórmula.

Se você tem pele sensível, evite esfoliantes e cosméticos com muito perfume e outras substâncias potencialmente irritantes, como álcool, ácidos e parabenos. Peelings e tratamentos anti-envelhecimento não são proibidos, mas, como alguns desses procedimentos utilizam ácidos, que podem agredir a pele, eles precisam ser feitos sob o rígido acompanhamento de um dermatologista.

Além disso, em hipótese nenhuma, exponha-se ao sol sem passar filtro solar ou tome banho mega com água em temperatura excessivamente quente. Esses maus hábitos interferem no sistema de defesa da pele, ativando a enzima colagenase (quebrando moléculas de colágeno) e causando a perda da camada protetora da pele.

Por outro lado, os cosméticos que contêm substâncias com ação anti-inflamatória ou que ajudam a evitar a perda rápida de água (aqueles com camomila, hamamélis, ceramidas, alfa-bisabolol, calmaline e niacinamida) são excelentes pedidas para quem possui pele sensível.

Anotou todas as nossas dicas? Então agora é só seguir esses cuidados todos os dias, para garantir a saúde e beleza da sua pele daqui para frente. Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ