Pele

13/04/2015 02:23 - Atualizado em 03/12/2016 01:31

Combata as manchas escuras na pele com o tratamento certo

A fitofotodermatite é a mancha escura causada por contato com frutas cítricas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As manchas escuras na pele incomodam e causam nervosismo. Quando elas aparecem, há o medo de que indiquem algum problema mais sério. Porém, as dúvidas podem ser respondidas por dermatologistas e o solucionadas com um tratamento 100% assistido.

Por que aparecem manchas escuras na pele?

A melanina, proteína responsável pela pigmentação, na maioria das vezes é a culpada pelo aparecimento de manchas. Distribuída por toda a pele, ela pode aparecer de forma excessiva em alguns locais, ocasionando o aparecimento de manchas escuras ou claras - no caso de falta da substância.

manchas escuras na pele

Todas as manchas são agravadas após o contato com o sol. A exposição sem proteção solar, além de causar queimaduras, garante o acúmulo de melanina. Em alguns casos, o aparecimento de marcas também podem ser ocasionados pelo uso de medicamentos e alterações hormonais.

Tipos de manchas escuras na pele

Sardas

São aquelas marquinhas encontradas em peles claras e em indivíduos com cabelos loiros ou ruivos. Costumam aparecer nas regiões do rosto, antebraços, braços, ombros e peito.

Melasmas

Surgem por conta da exposição solar e por alterações hormonais. Os melasmas não trazem riscos à saúde, somente problemas estéticos.

Melanoses solares

São conhecidas como “manchas da idade”. Costumam aparecer nas mãos, no rosto e no peito. Têm formas arredondadas.

Acantose nigricans

Podem aparecer por conta do uso de anticoncepcionais orais ou por desordens hormonais. Os locais afetados são virilhas, axilas e pescoço. São mais comuns em pessoas de pele negra.

Fitofotodermatite

São as manchas causadas por contato com frutas cítricas, como limão e laranja.

Câncer da pele

Todas as manchas necessitam de análise. Quando identificadas, o papel do dermatologista é essencial. Ele irá verificar se o problema é maligno ou benigno e, em seguida, dará o tratamento mais indicado para o controle das manchas. Para não arriscar, fique de olho em sua pele e use o protetor solar todos os dias.

As receitas caseiras funcionam?

Não! A melhor forma de clarear as suas manchas escuras na pele é com o acompanhamento de um profissional da saúde especializado nesses tratamentos. O dermatologista irá verificar a origem dos seus problemas, analisando quais são as chances de cura e como solucionar o seu caso.

Antes de misturar ovo, leite e diversos outros ingredientes, pense com cuidado. As receitas caseiras podem trazer consequências desastrosas, como alergias, queimaduras e manchas ainda maiores. Não vale a pena arriscar!

Os tratamentos acompanhados por dermatologistas normalmente envolvem o uso de proteção solar, lasers para o controle de pigmentação e cremes com ácidos. Todos eles, sem exceção, devem ser iniciados e finalizados com a supervisão do médico escolhido.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
rosto
proteção solar
cuidados com a pele
manchas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ