Pele

18/10/2014 05:15 - Atualizado em 09/12/2016 11:05

Coceira pode indicar agressão à saúde da pele

O comichão na pele pode ter diversas origens, de picada de inseto a medicamentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando a pele começa a comichar, pode ser sinal de que algo não está bem em nosso corpo. É possível que seja resultado de alguma alergia, irritação ou mesmo picada de inseto.

Confira alguns dos principais responsáveis pela coceira

Picada de insetos

Quando pequenas bolas vermelhas e inchadas surgem na pele, com um comichão bastante intenso, provavelmente é resultado de uma picada de inseto. Os principais alvos costumam ser os braços e as pernas, que estão frequentemente desprotegidos.

Algumas pessoas podem apresentar alergia a algum inseto. Nesses casos, a picada incha ainda mais, causando mais vontade de coçar. Não se deve mexer nas feridas, pois isso poderá deixar cicatrizes e manchas permanentes na pele.

coceira

Dermatites

A reação alérgica da pele, a dermatite, possui três versões. Uma delas é a seborreica, que é mais frequente no couro cabeludo e na cabeça. Esse tipo é caracterizado pela vermelhidão e coceira.

Já a dermatite alérgica, também conhecida como “de contato”, ocorre em decorrência de uma alergia. Produtos que contêm substâncias químicas em sua composição podem ser os desencadeadores dessa reação, causando vermelhidão, coceira e inchaço na pele.

O terceiro tipo de dermatite, a atópica, tem origem genética e pode causar descamação da pele, além de comichão e vermelhidão, como as demais. Essa versão pode ser tratada com hidratantes e cremes.

Para evitar infecções ou qualquer outro problema mais sério, deve-se evitar coçar a região que está comichando.

Alimentos

Existem alimentos que podem causar irritações na pele também. Algumas pessoas apresentam essa intolerância a frutos do mar, como o camarão. Já algumas crianças podem apresentar a coceira devido à quantidade de corante em algumas comidas.

Sarna

Sarna é o nome popular da escabiose. A doença é causada por um parasita que se acomoda em nossa pele. A sua transmissão costuma ocorrer através da relação sexual, mas pode também se dar pelo uso de roupas de pessoas que estejam com o problema.

coceira envolve normalmente a coxa, região genital e os braços. Nas crianças, também pode atingir o rosto. O tratamento é com o uso de cremes e hidratantes dermatológicos por um período de 15 dias.

Coceira pode indicar problema mais sério

Existem situações em que a coceira é sintoma de alguma doença mais grave. É o que pode acontecer com a catapora, dengue, complicações devido ao HIV e a hepatite B e C.

Além disso, alguns remédios podem ser os responsáveis pelas alergias que causam os comichões. Os sintomas podem ser inchaço nos lábios, no rosto, na língua e coceira na pele e nos olhos. Nesses casos, é preciso procurar imediatamente o seu médico para rever o uso do medicamento.

Agora você já sabe quais são os principais causadores de coceiras na pele. Não se assuste quando isso acontecer. Em qualquer situação, evite coçar, por mais que a vontade seja grande. E se a alergia se manifestar após o uso de medicamentos, entre em contato o mais rápido possível com o seu médico.

Gostou da matéria? Deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença de pele
dermatite
sarna

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ