Pele

17/04/2015 12:41 - Atualizado em 24/11/2016 09:22

Bloqueador solar previne rugas e câncer de pele

Item indispensável na bolsa, o bloqueador protege contra a agressividade dos raios ultravioleta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O verão já acabou, mas o uso de bloqueador solar deve continuar sempre. O objetivo principal dele é proteger a pele contra os raios UVA e UVB. Enquanto o UVB atinge camadas superficiais e causa queimaduras, o UVA penetra mais profundamente e provoca envelhecimento precoce, rugas, manchas e doenças como câncer de pele.

Está na duvida sobre as diferenças entre protetor, bloqueador e bronzeador? Então descubra porque é importante conhecer cada um deles e saiba qual é o melhor para sua pele.

bloqueador solar

Bronzeador, protetor ou bloqueador solar?

Para que você aproveite apenas os benefícios do sol, como a produção de melanina e a sintetização de vitamina D, é necessário se proteger. Por isso, o primeiro passo é prever o tempo de exposição para decidir que fator de proteção solar (FPS) você vai utilizar. Quanto maior o número do rótulo, mais tempo dá pra ficar no sol sem ficar com a pele vermelha.

O bronzeador tem sua função bem definida no próprio nome: bronzear a pele e permitir que o sol não a danifique, mesmo que queime as células epiteliais. Porém, é necessário passar filtro solar no corpo mesmo assim e hidratar sempre após a exposição solar.

O protetor absorve os raios UVA e UVB, transformando-os em uma luz inofensiva para a pele. No dia a dia, deve ser utilizado um fator de proteção 15 ou 20, mas na praia o ideal é FPS 30 para pessoas negras e 50 para quem tem a pele bem clara.

Para impedir que os raios ultravioleta incidam sobre a pele, utilize o bloqueador solar, que é feito com base em óxido de zinco ou dióxido de titânio. Ele protege contra as radiações UVA e UVB, inibindo o bronzeado.

Quando a pessoa passa por uma cirurgia em regiões expostas ao sol, ou faz peelings e tratamentos estéticos no rosto, deve utilizar sempre o bloqueador solar. O produto reduz a sensibilidade e evita danos, queimaduras e dores na região afetada.

bloqueador solar

Qual bloqueador levar?

Como o uso do bloqueador solar deve ser parte da rotina, você deve saber escolher qual é o melhor para sua pele. Os FPS mais baixos, como o 15, são indicados para quem costuma se bronzear, mas fica vermelho de vez em quando.

O FPS 30 é ideal para quem pega uma cor, mas quase sempre fica vermelho. Já o fator 60 é feito especialmente para quem se expõe muito pouco ao sol e sempre adquire o tom avermelhado. O tipo de loção é indiferente, ficando a seu gosto escolher entre o creme, o hidratante, o aerossol e vários outros tipos de bloqueadores disponíveis.

Lembre-se de reaplicar o bloqueador solar a cada uma ou duas horas para manter a eficácia da proteção. Pelo menos 30 minutos antes de sair ao sol, faça a aplicação para que o produto seja completamente absorvido. Peles secas ou mistas podem optar pelo creme ou loção, enquanto as oleosas devem priorizar os produtos oil free ou em gel.

O protetor ou bloqueador deve ser usado sempre, mesmo em dias nublados e chuvosos, pois a irradiação também ocorre nessas situações. Crie o hábito de levar o produto sempre consigo e garanta melhor bem-estar e saúde para a pele.

Como você faz para garantir a beleza da sua pele? Conte para nós! E não esqueça de continuar acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais novidades.

TAGS
FPS
proteção solar
filtro solar
bronzeador

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ