Pele

15/09/2014 12:35 - Atualizado em 01/12/2016 06:11

Aprenda como tratar queimadura de sol em 5 dicas

Com cuidados diários, saiba como tratar queimadura de sol.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a aproximação do verão, ou mesmo em dias ensolarados, é preciso ter muito cuidado com o sol. Esquecer regras básicas e não tomar precauções podem colocar sua pele em risco, deixando-a exposta aos fatores UV. Queimaduras solares podem ser graves e devem ser tratadas de forma adequada para que efeitos nocivos não surjam mais tarde.

Aprenda como tratar queimaduras de sol

1 - Use compressas de água para resfriar

A pele sofre bastante quando queimada. Os raios ulltravioletas afetam inclusive as camadas mais inferiores da pele, dependendo do grau da lesão. Por isso, saber exatamente como tratar queimaduras de sol pode ser fundamental para sua recuperação. Primeiramente, procure resfriar a pele.

como tratar queimadura de sol

Normalmente, ocorrem inflamações em função da queimadura e colocar compressas banhadas em água ajuda a aliviar as dores. A água pode estar em temperatura ambiente, com cubos de gelo ou água fria. O procedimento requer paciência, pois é necessário aplicar várias vezes ao dia e deixar agir entre 10 a 15 minutos de cada vez.

2 - Evite utilizar sabão

O uso de sabão pode causar uma reação adversa, ressecando e irritando a pele queimada. Isso pode agravar ainda mais o problema. Na hora do banho, prefira soluções mais leves. Aprender como tratar queimadura de sol é um processo difícil, por isso tenha sempre em mente que a paciência é importante. Lembre-se também que a queimadura já machucou demais a pele, então procure não a irritar ainda mais. O uso de hidratantes é recomendado.

3 - Continue tomando cuidado

A pele ainda queimada requer muitos cuidados além dos iniciais. Quando sair de casa, use protetor solar com fatores entre 15 e 30, aplicando 30 minutos antes de se expor ao sol. Preste atenção aos dias nublados: mesmo que o sol não apareça, isso não significa que os raios ultravioletas não estejam incindindo. Não se esqueça que outras partes do corpo precisam de cuidado, como os lábios. Saiba, também, que existem várias formas e visões diferente sobre como tratar queimadura de sol, mas nenhuma é tão eficaz quanto se prevenir com o uso do protetor solar.

4 - Cuidado com as bolhas

Em casos mais graves, podem surgir bolhas na pele. Tenha em mente que não é como tratar queimadura de sol superficial: esse problema requer mais atenção e cuidado. As bolhas aparecem para resfriar a pele na região atingida pelos raios ultravioletas. Estourar ou agir de forma precipitada pode agravar o problema. No caso das bolhas, a melhor opção é consultar um médico para entender a gravidade do problema e receber o tratamento adequado, prevenino infecções.

5 - Não cometa o mesmo erro

Após ter sido queimada, a pele leva de 3 a 6 meses para voltar ao seu estado normal. Tome cuidado: a camada superior descasca e a pele recém-exposta é mais sensível. Isso significa que, se exposta ao sol, ela vai queimar ainda mais rápido do que antes e colocar sua saúde em risco. Não saia de casa sem colocar filtro solar e não esqueça de reaplicar adequadamente ao longo do dia. Saber como tratar queimadura de sol ajuda muito a não deixar o problema se agravar, mas o mais importante é impedir que ele volte a acontecer.

Gostou das nossas dicas de como tratar queimadura de sol? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
saúde
sol
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ