Pele

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 01:45

Aprenda como esfoliar a pele na hora do banho

Saber como esfoliar a pele é importante para manter aspecto bonito e saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A esfoliação funciona para a pele como um motor de renovação celular. Ela retira as células mortas que estão na superfície, dando lugar a novas. É um processo lento, que exige delicadeza e atenção e, por isso, não é feito com a frequência com que deveria. Que tal aprender como esfoliar a pele no banho e poupar tempo?

como-esfoliar-a-pele
Saber como esfoliar a pele é destinar à área do rosto um tratamento mais delicado. Foto: Shutterstock

Vantagens de saber como esfoliar a pele

Além de deixar a pele mais lisa, macia e pronta para ser hidratada, a esfoliação ajuda no tratamento de celulites, acne, espinhas, foliculite, cravos, oleosidade, e outros problemas que podem afetar a pele. O processo ainda fomenta a produção de células novas, que possuem mais colágeno e, por isso, conferem mais firmeza à pele. 

O banho é um facilitador da esfoliação. A água quente do chuveiro deixa a pele mais amolecida e macia. Desta forma, as células mortas são removidas com mais rapidez e eficácia.

Descubra como esfoliar a pele

Quer um resultado perfeito? Confira os passos deste processo e saiba como esfoliar a pele:

1. Escolha do produto

Cada região do corpo necessita de um cuidado específico, assim como cada tipo de pele precisa de uma atenção especial. Se você for utilizar produtos industrializados, fique atenta ao rótulo, e verifique se o esfoliante atende as necessidades da sua pele. Grânulos vegetais são mais eficientes que os sintéticos. 

2. Preparação

Antes de iniciar a esfoliação, é preciso preparar a superfície. Lave a pele com sabonete ou uma espuma de limpeza e água corrente. Se você for esfoliar a pele do corpo, passe uma quantidade de óleo de banho depois da limpeza. Isso já deixará a pele hidratada e otimizará os resultados. 

3. Aplicação

As dúvidas mais frequentes sobre como esfoliar a pele são relacionadas a aplicação do produto. Espalhe-o sobre a pele que será tratada. Então, com uma esponja macia ou as pontas dos dedos, faça uma leve pressão sobre os grânulos e repita movimentos circulares de baixo para cima. É esta leve abrasão do esfoliante com a pele que fará a esfoliação.

4. Pós-esfoliação

Depois de retiradas as células mortas, enxágue bem a pele para que não sobrem resquícios do esfoliante. Seque a região esfoliada delicadamente e, então, aplique uma generosa camada de hidratante. O vapor do banho e a esfoliação abrem os poros e potencializam o efeito de hidratação. 

5. Frequência 
Como esfoliar a pele é um processo que a deixa sensível e não deve ser repetido com muita frequência. No verão, a esfoliação deve ser repetida uma vez por semana, para deixar o bronzeado mais bonito e saudável. No inverno, a frequência deve ser alterada para cada 15 dias ou um mês. 

Esfoliantes caseiros

Um dos problemas da esfoliação é que, para cuidar de todas as partes do corpo com produtos específicos, o custo acaba ficando muito elevado. Mas sabia que você pode preparar seus próprios esfoliantes? Entenda como esfoliar a pele de cada parte do seu corpo sem gastar muito

- Rosto

Esta região tem a pele mais sensível do que as demais e precisa de delicadeza. Misture: 

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de mel
- Hidratante facial para o seu tipo de pele.

Aplique e, rapidamente, enxágue o rosto. Evite esfoliar perto dos olhos, principalmente nas pálpebras, que tem pele mais fina. Sele os poros com adstringente

- Mãos 

- 2 colheres de sopa de aveia
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de mel.

Estes são os ingredientes para uma esfoliação nutritiva na região das mãos. Elas sofrem com a ação da água e demais superfícies que tocamos, e por isso precisam de hidratação intensa. Aplique na palma de uma das mãos e faça movimento circulares, massageando-as. 

- Corpo 
Para o corpo, além de esfoliar, a mistura deve higienizar e acalmar a pele. Esta receita é ideal para fazer antes de dormir. Junte:

- ¾ de xícara de açúcar refinado
- ¼ de xícara de mel
- 2 colheres de chá de camomila com erva-cidreira e hortelã
- 1 colher de chá de óleo essencial de amêndoas.

Aplique após um banho morno e, em seguida, lave a pele com água um pouco mais fria.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.

TAGS
pele
esfoliar pele
pele saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ