Pele

10/01/2016 04:00 - Atualizado em 28/11/2016 12:04

Aprenda como cuidar da pele do rosto

Alimentação é fundamental para manter aspecto bonito na pele do rosto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os alimentos que consumimos diariamente têm um impacto direto sobre a pele do rosto. Alguns dos ingredientes, inclusive, podem acelerar o processo de envelhecimento, deixando marcas no tecido epitelial. Glúten, laticínios, álcool e doces são os maiores vilões da face e podem deixar você com expressões diferentes da natural.

Parece estranho dizer “cara de trigo” ou “cara de vinho”, mas a realidade é que esses componentes podem alterar sua pele, deixando bem visível a marca dos alimentos no rosto. Conheça alguns dos ingredientes que podem alterar a pele do rosto e saiba como cuidá-la.

Pele do rosto

Alimentos alteram aspecto da pele do rosto

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em 2015, descobriu que 94% das mulheres entre 30 e 60 anos se sentem incomodadas com algum sinal, marca ou mancha na pele facial. Dentre as 500 entrevistadas, 2 a cada 3 disseram sentir medo do envelhecimento. A alimentação é responsável por boa parte do aspecto bonito da face. Saiba como ela altera os tecidos epiteliais.

Álcool

Quando se consome álcool, a pele perde a hidratação e a umidade natural, levando ao aparecimento de rugas e marcas de expressão. As bebidas alcoólicas também dilatam os vasos sanguíneos e levam a pequenos derrames na pele, deixando o rosto vermelho. Além disso, os poros dilatam e ficam bem visíveis.

Em geral, a “cara de álcool” é caracterizada pelo ressecamento, aparecimento de rugas, pálpebras caídas, boca repuxada e bochechas inchadas e vermelhas. Como atinge agressivamente o fígado, a bebida alcóolica pode deixar a pele amarelada ou pálida.

Açúcar

Os alimentos de alto índice glicêmico podem causar impacto na pele do rosto. Eles produzem diversas enzimas que quebram as moléculas de elastina e colágeno, responsáveis pela elasticidade e manutenção da juventude dos tecidos. O consumo excessivo de açúcar também pode provocar crises de acne porque as bactérias intestinais ficam desreguladas.

A “cara de açúcar” se manifesta através de flacidez sob os olhos, manchas, tom de pele pálido, rugas, linhas de expressão e fraqueza nos músculos faciais.

Glúten

Mesmo para quem não tem intolerância, o glúten pode causar danos à pele. A “cara de glúten” se caracteriza por manchas ao redor do queixo e bochechas avermelhadas. Composta por duas proteínas, presentes no trigo e nos cereais, essa substância pode causar também inflamação e descoloração da pele.

Laticínios

Os laticínios podem provocar olheiras e bolsas sob os olhos, inchaço nas pálpebras, pontos brancos na pele do rosto e inchaços no queixo. No entanto, não é necessário ter intolerância à lactose para perceber esses efeitos.

Os produtos lácteos são compostos por hormônios injetados nos animais, que acabam alterando as funções naturais do organismo. Assim, surgem acne e outros problemas epiteliais.

Pele do rosto é sensível à alimentação

Um dos maiores aliados da beleza da pele do rosto são os betacarotenos, compostos encontrados em frutas e vegetais. Em uma pesquisa da Universidade Nottingham, no Reino Unido, cientistas identificaram melhorias na pele de jovens que consumiam a substância.

A boa pigmentação natural e o aspecto jovial foram os principais benefícios detectados, pois os betacarotenos também atuam como antioxidantes e favorecem o desenvolvimento de colágeno. Eles estão presentes principalmente em alimentos como cenoura, espinafre, tomate, couve, melão, peixes e castanhas.

E aí, curtiu as dicas para cuidar da pele do rosto? Compartilhe.

TAGS
pele
beleza
estética
rosto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ