Pele

26/07/2014 07:30 - Atualizado em 07/12/2016 07:41

Aprenda 7 dicas para prevenir manchas na pele

Muitos são os fatores causadores das manchas na pele. Veja dicas de como escapar deles.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já parou para pensar que o seu corpo inteirinho é revestido por um tecido epitelial, ao qual chamamos pele? E que é ela que recebe as maiores ações das bactérias, do frio, da água, do sol, e do seu descuido? Tudo isto pode causar avarias, como as manchas na pele.

Manchas na pele podem ser evitadas

Mesmo que o envelhecimento natural da pele seja impossível de frear, você pode evitar as manchas na pele ocasionadas por fatores externos com alguns cuidados essenciais. Confira a lista e saiba como se proteger:

1 – Protetor Solar

O sol é o principal agressor da epiderme, e o filtro que diminui o efeito de seus raios é o auxiliar número 1 do combate às manchas na pele. Escolha um Fator de Proteção Solar adequado, lembrando que o produto utilizado no rosto deve ter FPS mais alto que o do restante do corpo. Aplique antes de sair de casa, e retoque ao longo do dia.

2 – Roupas e acessórios

As roupas, chapéus e óculos de sol são imprescindíveis para o cuidado com a pele. Eles servem como um escudo de defesa. Os bonés e óculos são úteis para a proteção do rosto, que é a área mais sensível do corpo. No caso das roupas, os tecidos devem ter trama fechada. Hoje já existem roupas especiais para proteger a pele dos raios solares.

3 – Esfoliação

O procedimento é infalível para a remoção das células mortas que ficam acumuladas na superfície, e ajuda a combater as manchas na pele. Mas cuide para não exagerar, e não expor demais a pele. Utilize açúcar com mel, ou esfoliantes industrializados. Dê um intervalo de uma ou duas semana entre as aplicações.

4 – Alimentação

Fique atento a um fato: cuidar apenas da parte externa da pele não é o suficiente. Invista no cuidado interno, através da inclusão das vitaminas A, C e E no seu cardápio. Elas são importantes no cuidado com a pele. Para a vitamina A, coma cenouras, mangas e batatas, no caso da C, procure laranjas, brócolis e pimentões. A vitamina E pode ser encontrada no milho, nas nozes e no espinafre.

Hidratação é fundamental para escapar das manchas na pele

Usar cremes umectantes e cuidar do tecido corporal diariamente pode diminuir as chances de sofrer com manchas na pele, pois os hidratantes previnem o ressecamento e envelhecimento precoce. Fique atento aos produtos escolhidos: eles precisam ser específicos para cada região do corpo.

Água

Assim como no caso da alimentação, a hidratação do corpo como um todo é fundamental para manter o sistema funcionando em equilíbrio. Consuma pelo menos 8 copos de água ao longo do seu dia. A água é o principal elemento para manter a saúde do corpo, e contribui para a manutenção de uma pele saudável.

Cosméticos

No mercado da cosmetologia existem diversos produtos que oferecem a solução para as manchas na pele, mas nem todos geram o efeito esperado. Invista em cremes e séruns à base de ácido retinoico, ácido glicólico, hidroquinona e vitamina C, que são os mais eficazes.

Procure o auxílio de um dermatologista para o tratamento e o cuidado com a pele, e dê ênfase especial à prevenção de manchas se você é gestante, faz uso de medicamentos de forma regular ou tem propensão genética.

Vivo Beleza: Dicas diárias pra você ficar ainda mais bonita

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
pele
saúde da pele
manchas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ