Pele

16/08/2014 12:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:27

Aprenda 4 truques para cuidar da pele e evitar sardas

Evitar sardas envolve medidas diárias de proteção e hidratação da pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As sardas são pequenas manchas causadas pelo aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Podem estar por todas as partes do corpo, mas o mais comum é nas regiões que ficam mais expostas, como as mãos, pescoço e colo. Conhecer os fatores que levam ao seu surgimento é a melhor forma de evitar sardas.

evitar-sardas

O que causa as sardas

A causa mais comum do aparecimento de sardas é a genética, podendo ser hereditária a formação das manchinhas. Em casos mais incomuns, é possível que elas apareçam em pessoas com pele escura, podendo estar associada a alguns problemas de pele. É importante ficar atento.

Mas o grande responsável pelo surgimento de sardas na pele é o sol. Devido à exposição aos raios solares, acaba ocorrendo a formação das manchinhas, que podem até sumir depois de algum tempo e reaparecer no próximo contato com o sol.

As pessoas com pele clara têm mais probabilidade de ter sardas, pois ela é mais sensível e produz menos melanina. Já as pessoas de pele morena ou negra são naturalmente mais protegidas, mas também são mais suscetíveis a manchas.

4 dicas para evitar sardas

Confira algumas dicas de como evitar sardas para qualquer tipo de pele.

1. Reduza a exposição ao sol

A dica mais importante e mais efetiva para evitar sardas é evitar ficar muito tempo no sol e nos horários em que ele está mais forte. Lembre sempre de passar protetor solar no rosto e no colo, principalmente se você se enquadrar entre as pessoas com a pele mais clara e sensível. Tanto no verão, quanto no inverno, é essencial utilizar o protetor solar.

evitar-sardas


2. Faça a hidratação diária

É indicado também que você mantenha a pele sempre hidratada, fortalecendo e renovando as células. Assim, a pele também ficará mais forte e sofrerá menos com os agentes naturais. O ideal é passar o hidratante após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, para absorver bem o produto.

evitar-sardas


3. Use vitaminas e medicamentos

Além da hidratação, você também pode usar medicamentos a base de hidroquinona. É possível encontrar soluções de 2% no mercado e sem a necessidade de receita médica. Também são super indicados os produtos que contenham vitamina C e ácidos alfa hidróxidos. E, se você já tem sardas ou manchas na pele, é possível fazer o clareamento natural a partir da utilização de máscaras.

evitar-sardas


4. Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação é a peça fundamental para a saúde de qualquer parte do corpo. Para evitar sardas, você deve ingerir bastante vitamina C - muitas frutas, especialmente as cítricas.

evitar-sardas


A melhor escolha para evitar sardas

Para decidir qual é a melhor forma de evitar sardas ou clarear as já existentes, você precisa identificar qual é o seu caso e o que é melhor para seu tipo de pele. Contar com a ajuda de um dermatologista pode ser uma ótima opção.

TAGS
evitar sardas
pele
protetor solar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ