Pele

04/09/2015 11:32 - Atualizado em 28/11/2016 09:51

7 dicas: Cuidados com o rosto oleoso garantem uma pele mais bonita

Limpeza, hidratação, alimentação e até mesmo estilo de vida podem interferir na saúde da pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem tem rosto oleoso sabe como isso pode ser desagradável. Além de ter que lidar com o brilho típico desse tipo de pele, problemas como espinhas e cravos são recorrentes.

A pele oleosa é consequência da produção demasiada de sebo pelas glândulas sebáceas. As características principais são o brilho excessivo e poros dilatados, com predomínio na chamada zona T - que compreende nariz, testa e queixo, áreas que normalmente costumam sofrer com cravos e espinhas. Saiba quais cuidados adotar para amenizar essa situação.

mulher com creme para rosto oleoso

O que torna o rosto oleoso?

Dra. Tatiana Steiner, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que a oleosidade excessiva surge pelo excesso de secreção provocado pela atividade das glândulas sebáceas. Pode ter caráter genético ou causas secundárias, como alterações hormonais, alimentação inadequada, estresse e uso de substâncias cosméticas.

Algumas possíveis causas para o aumento da atividade das glândulas sebáceas são:

- Alimentos com alto índice glicêmico, pois o excesso de carboidrato e açúcar estimula a produção das glândulas sebáceas

- Estresse contínuo, que mantém o hormônio cortisol alto

[[saiba-mais]]

- Cremes e cosméticos muito oleosos e oclusivos

- Variações de temperatura, pois as glândulas sebáceas são sensíveis ao aumento de temperatura e produzem mais secreção durante o verão

- Suplementos com anabolizantes, que podem aumentar o nível de hormônios masculinos

- Excesso de vitamina B

- Alguns medicamentos, como antidepressivos e anti-inflamatórios.

Como combater o problema

É fundamental a todos os tipos de pele limpar, tonificar, hidratar e proteger a face diariamente. Quem tem rosto oleoso deve manter a higiene com produtos apropriados. Confira sete dicas da dermatologista Tatiana e garanta uma pele mais saudável:

1. Limpeza

A limpeza adequada é fundamental para remover impurezas externas e, até mesmo, secreções internas. Ela evita a obstrução e o entupimento das glândulas sebáceas.

O principal cuidado para um rosto oleoso é lavá-lo duas vezes ao dia com gel de limpeza, em água fria, preferencialmente com ativos como ácido salicílico e enxofre. “Isso vai ajudar a controlar o excesso de brilho porque são secativos e anti-inflamatórios”, explica Dra. Tatiana.

2. Uso de loções secativas

O tônico pode ser usado. Opte por um artigo sem álcool na fórmula e, de preferência, que contenha propriedades anti-inflamatórias.

3. Hidratação

É ideal com o uso de serum e veículos leves, próprios para peles oleosas. Geralmente são hidratantes com efeito matificante. Peróxido de benzoíla ou ácido salicílico ajudam no combate à formação de acne decorrente da pele oleosa.

4. Proteção

Evite se expor ao sol e use sempre protetores solares oil free e não comedogênicos. Tanto o sol quanto o calor em excesso estimulam o funcionamento das glândulas sebáceas, favorecendo o aumento da oleosidade.

5. Maquiagem

Produtos oleosos obstruem os poros e podem piorar as lesões. Atualmente, existem várias opções de maquiagem oil free, não comedogênicas, com efeito matte e que até podem ajudar a diminuir a oleosidade da pele. Rosto oleoso e com acne precisa de produtos apropriados, com textura leve.

6. Medicamentos

O uso local e noturno de cremes, géis ou loções ajuda a promover a desobstrução dos folículos pilosos, regulando a forma como as células da pele se multiplicam e a produção de oleosidade. Os principais princípios ativos são retinoides, peróxido de benzoíla, alfa-hidroxiácidos e ácido salicílico.

“É importante que todos os produtos sejam indicados pelo dermatologista”, alerta a profissional.

7. Alimentação

Procure manter uma alimentação saudável, com menor consumo de carboidratos e açúcar. Beba cerca de dois litros de água por dia e pratique exercícios para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia.

Se você tem rosto oleoso, coloque em prática hoje mesmo essas dicas e conquiste uma pele mais bonita e saudável. Aproveite para nos contar o que você achou do artigo! E continue ligado nas novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele oleosa
acne
glândulas sebáceas
oil free

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ