Para Eles

27/11/2014 01:35 - Atualizado em 09/12/2016 09:32

Veja dicas para escolher o desodorante corporal masculino

Desodorante corporal masculino deve ser usado diariamente para manter odores sob controle.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a ampla variedade de opções no mercado, muitos homens acabam se atrapalhando na hora de definir o desodorante. Você conhece a diferença entre o desodorante corporal masculino e o antitranspirante? Qual o princípio de funcionamento de cada um? Por que o suor tem um cheiro forte? Há como evitar as manchas nas roupas? Spray ou roll-on? Reunimos algumas dicas para acabar com suas dúvidas e permitir a melhor escolha na próxima visita à farmácia ou ao mercado.

O que provoca o cheiro forte nas axilas?

Antes de abordar os detalhes a respeito do desodorante corporal masculino, é preciso compreender como o mau cheiro se instala nas axilas. O primeiro passo é combater o mito de que o suor é o causador do problema: composto basicamente por água e outras proteínas inodoras, o suor, em si, não tem cheiro. O que provoca o odor característico é a ação das bactérias alojadas no local.

Produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas, o suor das axilas desemboca na base do pelo, chegando ao ambiente externo por meio dele. Quando as bactérias ali presentes digerem as proteínas e gorduras do suor, as substâncias com mau cheiro são liberadas.

desodorante-corporal-masculino

Escolhendo o desodorante corporal masculino

Agora que você já compreendeu as causas do problema, podemos explicar as diferenças básicas entre os produtos destinados a combater o suor.

Confira algumas dicas:

Desodorante x antitranspirante

O princípio de ação do desodorante é diferente do antitranspirante. Entenda:

- Desodorante: a função dos desodorantes é evitar a presença de bactérias nas axilas, impedindo que sua ação deixe o suor com aquele cheiro característico. Assim, eles funcionam como perfumes, com a diferença de que contêm em suas fórmulas certos tipos de álcool e compostos vegetais bactericidas, substâncias que impedem a proliferação das bactérias.

- Antitranspirante: em vez de evitar a ação das bactérias, o antitranspirante busca eliminar o mal pela raiz, combatendo o suor em si. Para isso, os agentes antitranspirantes (cloridróxido ou cloridrato de alumínio) reagem com as proteínas da pele, criando uma película capaz de bloquear os poros por onde o suor se manifesta.

Spray ou roll-on?

Experimentar produtos diferentes e realizar testes sempre é válido. A principal diferença entre o spray e o roll-on diz respeito ao tempo de secagem. Enquanto o spray (em especial o aerosol) seca mais rápido, o roll-on leva um pouco mais de tempo. No entanto, se você tiver muitos pelos nas axilas, talvez seja preferível escolher pelo roll-on, porque o aerosol tende a não atingir a base da pele.

Como evitar manchas na roupa

Para evitar que o uso do desodorante corporal masculino provoque manchas na roupa, é preciso alguns cuidados. Aplicar o produto sobre as axilas sujas está entre as principais causas do problema, portanto, sempre que possível, lave o local antes da aplicação. Outra dica é utilizar sabonetes antissépticos. Além disso, não repetir roupas também ajuda no combate às bactérias e previne que o tecido fique encardido.

Desodorante corporal masculino é essencial

Ninguém é obrigado a conviver com o cheiro do seu suor, não é mesmo? Independentemente da escolha que você fizer, seja spray ou roll-on, é importante aplicar o produto logo após o banho. Com a chegada do verão, nosso organismo transpira mais, por isso, é aconselhável carregar um frasco na mochila. Não custa lembrar: cuidar da higiene e garantir um odor agradável é fundamental para qualquer relacionamento social.

Gosta das nossas dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
desodorante
pele
beleza
homem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ