Para Eles

23/09/2014 03:00 - Atualizado em 03/12/2016 11:00

Veja 6 truques para disfarçar olheiras em homens

Disfarçar olheiras depende de cuidados diários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Inimigas declaradas das mulheres, as olheiras também afetam os homens. Antes eles ignoravam esse problema, mas ficou para trás a era em que só as mulheres se preocupavam com a beleza: hoje em dia, cada vez mais homens dão atenção à saúde e à aparência. Disfarçar olheiras, então, virou uma preocupação universal. Por sorte, existem algumas técnicas que podem ajudar a amenizar esse problema e deixar a pele mais jovem e bonita.

disfarcar-olheiras

O que são as olheiras

As olheiras são caracterizadas por um escurecimento ao redor da região dos olhos. São divididas em quatro tipos:

- Olheiras constitucionais: têm cor castanha e surgem quando o olho fica alojado em um cavidade profunda, coberto por uma pele muito fina, que deixa transparecer a sombra do orifício.

- Olheiras melânicas: também são acastanhadas, mas sua causa tem origem no acúmulo de melanina, a proteína que dá pigmentação à pele. São mais comuns em pessoas de pele morena.

- Olheiras sanguíneas: têm cor roxa e surgem em função do acúmulo de hemoglobina, uma proteína responsável pela pigmentação do sangue.

- Olheiras vasculares: são levemente azuladas e têm como causa o excesso de retenção de fluidos, o que ocorre quando a circulação do sangue na região está prejudicada.

Como disfarçar olheiras

disfarcar-olheiras

1. Durma pelo menos 7 horas

Ter um bom sono e cultivar práticas que amenizem o estresse pode ajudar na resolução do problema.

2. Use cremes calmantes

Alguns cosméticos são indicados especialmente para esta região dos olhos, atuando na prevenção da olheira.

3. Beba bastante água

Além de purificar o organismo, previne o ressecamento da pele.

4. Use óculos de sol

A região dos olhos é muito sensível e reage à radiação solar. Utilizar óculos escuros sempre que possível e não esquecer do filtro solar amenizam os efeitos do sol.

5. Faça compressas geladas

O uso de gelo e chá de camomila - cujo efeito é tranquilizante - sobre a região afetada é uma medida paliativa que ajuda a contrair os vasos, diminuindo a circulação do sangue e as manchas escuras ao redor dos olhos.

6. Alimente-se bem

Ingerir alimentos ricos em Ômega 3 ajuda a prevenir a dilatação dos vasos sanguíneos e contribui para disfarçar olheiras. Alguns alimentos indicados são linhaça, salmão, atum, soja, abóbora e abacaxi.

As causas do problema

Muitas pessoas pensam que as olheiras são causadas apenas por noites mal dormidas, cansaço e estresse. Mas o problema também pode ser provocado por fatores hereditários, envelhecimento e má circulação do sangue.

- Genética

Quando as olheiras são recorrentes na família, a chance de você ser afetado pelo problema é maior. Nesses casos, praticamente não há tratamento: você terá de conviver com o fato e só conseguirá amenizá-lo, mas não o curar por completo.

- Exposição solar

A exposição ao sol pode acentuar a pigmentação ao redor dos olhos, tornando o problema mais visível.

- Envelhecimento

À medida que o tempo passa, a produção de colágeno é prejudicada, o que tende a deixar a pele ao redor dos olhos mais frágil, acentuando as olheiras.

- Friccionar a região dos olhos

Fazer movimentos bruscos ou simplesmente coçar a região pode ocasionar o rompimento dos vasos e causar acúmulo de hemoglobina na região, dando origem às olheiras.

Nem sempre é possível disfarçar olheiras de forma definitiva

Quando o problema for genético, apenas por meio de cirurgia específica é possível tratar as olheiras definitivamente. A cirurgia se dá por meio do uso de feixes de luz, que suavizam o tom escuro da pele e corrigem pigmentações irregulares. A pele absorve a luz, tornando a cor homogênea.

E aí, gostou da matéria? Deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página do Facebook para receber todas as atualizações do Vivo Mais Saudável.

TAGS
olheiras
beleza
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ