Para Eles

25/12/2015 04:00 - Atualizado em 05/12/2016 03:31

Use o barbeador elétrico sem detonar a pele

Apesar da praticidade, o aparelho exige cuidados na escolha e no modo de uso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conseguir um barbear suave, rápido e sem cortes nem sempre é uma tarefa fácil, e varia de acordo com cada tipo de barba. Mas, em todos os casos, o barbeador elétrico pode ajudar, desde que seja usado da maneira correta e adaptada para cada caso.

Apesar de os barbeadores elétricos reduzirem os cortes, as irritações na pele e o tempo do barbear, conseguir o resultado perfeito ainda exige alguns cuidados. Eles vão desde a escolha do tipo de aparelho, passando pela preparação correta até chegar aos cuidados após o processo. Confira.

homem usa barbeador elétrico no espelho

Como escolher o barbeador elétrico

Na hora de comprar o aparelho, é preciso levar em consideração algumas características para optar pelo modelo que melhor se adeque às suas necessidades. O crescimento e a textura dos pelos, por exemplo, varia de pessoa para pessoa. Portanto, o primeiro passo é descobrir o melhor modo de barbear para o seu caso.

Existe barbeador elétrico para ser mais utilizado na pele seca, e os modelos mais recentes que também permitem barbear-se com a face úmida. Seja para economizar tempo, fazer menos sujeira ou conseguir um acabamento mais rente, é preciso escolher entre um barbeador rotativo ou linear.

Os modelos com cabeça rotativa utilizam movimentos giratórios para criar um barbear mais rente e confortável, sem puxar os pelos. Eles ajudam a alcançar áreas mais difíceis, mas a flexibilidade varia de acordo com a marca, então pesquise o que melhor acomode o contorno do seu rosto.

Já os barbeadores lineares possuem três ou quatro lâminas oscilantes por trás de chapas de aço, que puxam os pelos. Quanto mais lâminas, mais rápido é o tempo do barbear, mas também aumenta o ruído.

Antes de comprar um barbeador elétrico, pesquise modelos e conheça as indicações de cada um, avaliando qual tipo é o melhor para as suas características e necessidades.

Saiba Mais
Saiba como funciona a depilação a laser na barba
Barba falhada pode ser corrigida com transplante
Veja o que fazer para crescer a barba mais rápido

Na hora de usar o aparelho

Alguns cuidados também são necessários na hora de se barbear. O primeiro passo é lavar bem o rosto utilizando água morna para manter a barba macia e facilitar a passagem do barbeador elétrico. Você ainda pode aplicar um produto de limpeza facial para eliminar a oleosidade e as impurezas mais profundas.

Aplicar um produto pré-barbear à base de álcool também é uma boa dica, deixando os pelos mais retos. Caso o produto irrite a sua pele, opte por versões em pó. A maioria desses cosméticos possui vitamina E para proteger a pele e reduzir a irritação.

Otimizadores de barbear e óleos pré-barbear podem aumentar a eficácia do barbeador. Depois de fazer a barba, aplique um creme hidratante ou pós-barba.

Cada barbeador elétrico utiliza um método diferente para remover os pelos, por isso é importante conhecer o aparelho para usá-lo na direção correta. Com o rotativo, faça movimentos circulares e não o pressione ou o mantenha por muito tempo sobre o mesmo ponto, para evitar irritações. Já os lineares funcionam melhor com movimentos de vai e vem.

Outro cuidado é trocar as lâminas periodicamente, de acordo com a indicação do fabricante, e também com a frequência de uso e a grossura dos pelos. Caso seja necessário pressionar o aparelho contra o rosto, ou a pele fique irritada, é possível que a lâmina esteja sem corte. Além disso, mantenha o barbeador limpo após cada uso.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de moda e beleza masculina aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
barbear
fazer a barba
tipos de barbeador
beleza masculina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ