Para Eles

21/04/2015 04:00 - Atualizado em 01/12/2016 05:17

Sapato masculino deve combinar com a ocasião

Para escolher o sapato certo, é preciso levar em conta o traje e o material do calçado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não são só as mulheres que possuem uma variedade de sapatos e que precisam seguir algumas regrinhas para acertar na escolha. Os homens também contam com vários tipos de sapato masculino e estão cada vez mais preocupados com o visual.

É preciso levar em conta não só a ocasião na hora de decidir a melhor opção, mas também outros fatores, como a roupa e o material do calçado. O sapato é uma peça-chave e faz toda a diferença no look masculino. Por isso, é preciso conhecer os principais modelos e saber como usá-los em cada situação.

sapato masculino

Principais tipos de sapato masculino

Oxford

sapato masculinoÉ um dos mais comuns e surgiu na Inglaterra em 1640, entre os estudantes da Universidade de Oxford. Foi o primeiro amarrado com cadarços e pode ser feito em couro ou camurça.

Em geral, seu bico é mais afinado e longo, com uma costura separando a ponta do resto do calçado. É um sapato masculino mais formal, indicado para usar com ternos.

Derby

O modelo Derby é derivado do Oxford. Também possui cadarços e pode ter um bico mais quadrado, sem a divisória na ponta do sapato. É menos formal e a indicação é usar com costume, blazer e calça, sem gravata. Também pode ser usado com jeans, dependendo do modelo e da ocasião.

sapato masculinoMonk

O sapato masculino chamado de Monk é fácil de identificar, pois possui uma alça de couro presa por uma fivela de metal na lateral do calçado.

É derivado dos sapatos usados pelos monges no século 15 e ganhou uma versão mais contemporânea, tornando-se um modelo formal.

O Monk não possui cadarços e combina com ternos e trajes sociais.

Loafer

sapato masculinoEssa opção não possui cadarço e nem fivela. É um sapato fechado com uma faixa de couro, com um desenho vazado na parte superior do peito do pé. Considerado casual, o modelo pode ser usado com calças jeans e camisa polo.

Mocassim

Esse é um sapato masculino bem casual, conhecido pelo seu conforto e flexibilidade.

Possui uma costura lateral alta que vai de uma ponta a outra, no peito do pé. Não é indicado usá-lo com meias. Combina com calças jeans e bermuda, em momentos descontraídos e de lazer.

Como escolher o sapato masculino certo

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração na hora de escolher um sapato masculino é a ocasião em que ele será usado. Não basta acertar na roupa e errar no calçado, que deve combinar com todo o visual e momento.

Por exemplo: em eventos sociais e mais sofisticados, o terno e o sapato Oxford são a pedida certa. Você também pode optar pelos modelos Derby ou Monk, que combinam com trajes clássicos.

Para momentos mais descontraídos, prefira um Mocassim ou os modelos de camurça, que podem ser usados com calças jeans.

Uma dica importante é sempre combinar os tons e não usar uma meia mais clara que a cor do sapato e do terno. O cinto também deve ser no mesmo tom que o sapato e complementar bem o look.

Aprendeu qual é o sapato certo para cada evento? Conte nos comentários! E não esqueça de continuar ligado no Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de bem-estar e de beleza masculina.

TAGS
sapato
roupa
moda masculina
estilo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ