Para Eles

07/09/2015 08:04 - Atualizado em 01/12/2016 10:27

Saiba como deixar a barba crescer com estilo

Os pelos faciais exigem cuidados de higiene, além do corte para conservação dos fios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A vaidade não é mais exclusividade das mulheres há um bom tempo. Cuidar da aparência também se tornou preocupação dos homens, principalmente quando o assunto é deixar a barba crescer.

Manter os pelos no rosto exige cuidados constantes para evitar a concentração e proliferação de bactérias. Quanto mais comprida a barba, maior a atenção. Uma das dicas para uma pele macia por baixo do visual barbudo é o uso de shampoo e condicionador todos os dias. Confira outras precauções indispensáveis.

homem que quer deixar a barba crescer

Cuidados com a higiene

Entre as bactérias que podem se proliferar na barba, estão as fecais, que normalmente são levadas pelo contato constante com as mãos que não foram higienizadas adequadamente durante o dia.

“Além disso, como os homens têm a pele mais oleosa, com maior tendência à acne devido à proliferação de bactérias, é importante evitar a manipulação da barba e mantê-la sempre limpa”, explica a médica Tatiana Steiner, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Após o banho, quando os fios ainda estão úmidos, o indicado é desembaraçá-los com escova ou pente. Escolha uma escova com cerdas firmes ou um pente mais fino para não quebrar os fios.

O secador de cabelo também pode ser usado na higienização, desde que esteja em temperatura morna para fria e com a saída do aparelho direcionada para baixo. Esse cuidado é essencial para não queimar os lábios ou o rosto e garantir que os pelos fiquem alinhados na medida.

“É preciso cuidar da pele abaixo dos pelos. É importante também verificar se não há ressecamento, descamação ou feridas no rosto, que ficam escondidas abaixo da barba. Em situações de foliculite ou infecções recorrentes, procure um especialista”, alerta a dermatologista.

Saiba Mais
Saiba como cuidar da barba sem irritar a pele
Barba falhada pode ser corrigida com transplante
Estilos de barba: Saiba qual combina mais com você

Maneiras de deixar a barba crescer

Não basta somente deixar a barba crescer livremente. É necessário prestar atenção às laterais do rosto, ao contorno do pescoço e ao comprimento geral dos fios. Se você for usar o bigode junto, por exemplo, ele também deve ser aparado de vez em quando junto à linha do lábio superior.

Treine seu olhar e a coordenação para que seu tipo de barba seja simétrico em todos os pontos do rosto. Caso não consiga fazer isso em casa, existem diversos estabelecimentos especializados em ajudá-lo a manter os pelos faciais uniformes, como salões de barbeiro.

Em casa, use uma tesoura específica para aparar a barba, mas nunca a apare molhada, pois ela encurta o comprimento quando seca, podendo ficar diferente do seu objetivo de visual. O uso da máquina ajuda a deixar os fios mais parelhos.  

Uma das principais reclamações de quem quer deixar a barba crescer é a coceira provocada no rosto. Não há nada de anormal em sentir o incômodo, pois os poros precisam se acostumar de algum modo com o crescimento dos fios. Para amenizar e controlar a incômodo, lave a barba com água fria.

Além de suavizar a sensação, o hábito contribui para a eliminação do suor, outra causa para que a coceira apareça.

Barba comprida combina com seu estilo? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
barba comprida
tipos de barba
cuidados com a barba
higiene masculina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ