Para Eles

06/03/2016 04:00 - Atualizado em 04/11/2016 11:24

Homens feios têm seu charme? Ciência diz que sim

A beleza, assim como a feiura, está nos olhos de quem vê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você, assim como qualquer pessoa, provavelmente gostaria que alguma parte do seu corpo fosse diferente, mesmo que sua mãe insista que você é a pessoa mais bonita do planeta. Porém, sabia que, sob determinados pontos de vista, os homens feios têm vantagens em relação aos belos e sarados? Se duvida, siga a leitura e descubra por quê.

homens feios são sexistas, mostra imagem

As vantagens dos homens feios

Se você não se considera um galã, os estudos a seguir trazem conclusões que vão deixar você feliz. Segundo os trabalhos, homens feios são:

Mais férteis

Um estudo de 2009, conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford e da University College London, afirma que, no mundo animal, quanto menos atraente o macho é, menos fêmeas estão dispostas a acasalar com ele. Isso aumenta a importância de cada encontro e, consequentemente, a sua capacidade reprodutiva.

Embora essa tendência tenha sido observada em galos e peixes, os cientistas acreditam que possa valer o mesmo para humanos.

Melhores maridos

Em 2008, o professor de psicologia da Universidade do Tennessee James McNulthy publicou, no Journal of Family Psychology, um estudo que avaliou 82 casais, divididos em categorias de acordo com a aparência do homem em relação à mulher. Os resultados sugeriram que os melhores maridos são homens casados com mulheres mais atraentes que eles.

Por quê? Simples: os homens desse grupo estavam plenamente satisfeitos com o “prestígio” de ter uma mulher bonita, enquanto os que casaram com mulheres menos atraentes, não tão satisfeitos, tendiam a ser menos comprometidos com o relacionamento.

Menos sexistas

Segundo um estudo da Universidade de Westminster, publicado em 2012 e conduzido pelo professor Viren Swarmi, homens com um corpo mais definido e musculoso, ou que têm o desejo de aumentar a sua massa muscular, tendem a ser mais sexistas.

A conclusão foi baseada em questionários aplicados em 327 homens britânicos heterossexuais. Entre os que eram ou queriam ser “bombados”, comentários opressivos e hostis em relação às mulheres foram mais comuns.

Menos egoístas

Já uma pesquisa divulgada em 2015 por estudiosos da Brunel University, também com base em questionários, entrevistou 125 participantes de ambos os sexos. O objetivo foi testar uma teoria da psicologia evolutiva que diz que pessoas mais atraentes têm mais a ganhar com a desigualdade na sociedade, por terem um maior status social.

O resultado é que, nos homens, de fato, aqueles com a melhor aparência tendiam a ser menos igualitários e generosos. O mesmo comportamento não foi observado nas mulheres.

A beleza está nos olhos de quem vê

A frase acima pode até ser um clichê, mas, segundo um estudo conduzido por Jeremy Wilmer, psicólogo do Wellesley College, ela diz a verdade. Para a pesquisa, publicada em 2015 na revista Current Biology, foi feito um teste online com 200 imagens de rostos diferentes, acessado por milhares de voluntários que davam a cada face uma nota de 1 (menos atraente) a 7 (mais atraente).

Wilmer observou que era possível prever 50% das preferências de uma pessoa aleatória. As outras 50% correspondiam a experiências individuais. Em outras palavras: o que é bonito para você pode não ser bonito para outro alguém. Pode soar óbvio, mas é bom ter isso em mente para não se deixar levar sempre pelos padrões estéticos impostos pela sociedade.

Você concorda? Se tiver um comentário sobre o assunto, escreva abaixo e continue o debate sobre homens feios. Não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais para verificar a opinião deles! E aproveite para ficar de olho nas dicas de moda e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
padrões de beleza
relacionamento
comportamento
feiúra

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ