Para Eles

30/03/2016 01:00 - Atualizado em 20/11/2016 03:37

Flor na lapela do noivo faz toda a diferença

Flores de lapela são uma das maiores tradições em casamentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos itens indispensáveis na apresentação da noiva é o buquê de flores. Da mesma forma, para o noivo, não pode faltar uma flor na lapela. Essa é uma tradição antiga e que, aos poucos, foi se tornando significativa em muitas ocasiões, inclusive em enlaces matrimoniais. Acontece que há uma maneira correta de usá-la. Veja como evitar erros.

noivo com flor na lapela

Símbolo de cavalheirismo e elegância

Para promover a fertilidade e a proteção contra os maus espíritos, os homens em todo o mundo são cobertos com flores durante a cerimônia de casamento. Durante a Idade Média, um cavaleiro, ao ir para a batalha, muitas vezes vestia uma fita simbólica, um lenço ou uma flor sobre o braço esquerdo de sua armadura. O amuleto ficava perto de seu coração para protegê-lo.

Os homens modernos adaptaram essa tradição de séculos de idade, escolhendo uma flor do buquê da noiva para ser colocada sobre a lapela esquerda do traje do casamento. Mas nem sempre elas foram usadas assim. No século 16, na França, os homens ricos utilizavam arranjos simples de flores para representar suas alianças políticas.

Segundo a lenda, o uso em casamentos começou no século 19, na união da rainha Victoria e do príncipe Albert, na Inglaterra. A rainha deu a Albert uma flor e, para ser um cavalheiro, ele cortou um buraco na lapela e inseriu a haste. Como era típico da época, as pessoas rapidamente imitaram a realeza e a prática se espalhou por todo o reino.

Hoje, flores de tecido no lugar de naturais estão ganhando popularidade, devido às celebridades que as vêm usando. LeBron James, Justin Timberlake, e Tom Ford são alguns nomes.

Como usar a flor na lapela em um casamento?

Veja algumas dicas que podem ajudar a fazer bonito na hora de fixar uma flor na lapela:

1. A flor deve ir de acordo com a decoração do casamento. Prefira um artigo de boa qualidade e, de preferência, natural. Lembre-se de sempre ter uma ou mais delas disponível, caso haja necessidade de trocas.

2. Ela sempre deverá ser colocada na lapela esquerda. Muitos ternos já possuem um buraco, semelhante à casa de um botão, para acomodar o item.

3. As opções mais populares incluem tulipas, lírios e rosas. O noivo pode consultar a noiva para descobrir quais são as flores que serão usadas no buquê. Ele pode escolher se quer coincidir a sua com as da mulher ou com as que serão usadas ​​no ambiente - tanto da cerimônia quanto da recepção.

4. Se estiver disponível, um cravo branco é provavelmente uma das escolhas mais clássicas de todos os casamentos.

5. Se o homem não desejar uma flor na lapela, há outras possibilidades. Por exemplo, ele pode optar por uma folhagem ou por ervas. Muitos noivos modernos usam outros itens significativos nesse local.

6. A etiqueta do casamento esclarece que a flor deve ser usada por noivo, padrinhos, pai da noiva e pai do noivo. Se houver outros membros importantes do casamento ou da família, como avós, eles igualmente podem usar esse elemento.

Tirou suas dúvidas? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros noivos e noivas! E não deixe de conferir as novidades de beleza e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
casamento
traje
etiqueta
buquê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ