Para Eles

26/03/2016 01:00 - Atualizado em 30/11/2016 11:03

Descubra como eliminar espinhas das costas

A higiene com produtos específicos ajuda a controlar o problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você provavelmente já se perguntou como eliminar espinhas das costas, aquelas bem doloridas e inflamadas. Antes de aprender como fazer isso, é interessante entender como elas surgem.

A espinha é resultado de uma inflamação, que começa com o entupimento dos poros causado pela queratina e por restos epiteliais. Depois da obstrução do poro, aparece o cravo, o primeiro estágio da acne. Continue a leitura e saiba mais sobre esse processo.

menino se olha no espelho e se pergunta como eliminar espinhas das costas

Causas para as espinhas

A queratina é produzida naturalmente pelo corpo e tem a função de evitar que a pele fique seca. Porém, em alguns casos, essa gordura é liberada em excesso e causa problemas como a acne.

As espinhas são mais comuns na adolescência, mas podem aparecer em qualquer fase da vida, por conta de alterações hormonais. Tanto homens quanto mulheres são afetados.

É importante salientar que espinha é apenas um dos graus da acne, uma doença dermatológica que necessita de cuidados e tratamento adequado. Confira os estágios de evolução.

- 1º grau: cravos fechados ou abertos

- 2º grau: cravos, pápulas vermelhas e inflamadas e espinhas com pus

- 3º grau: lesões mais profundas na pele, com surgimento de cistos

- 4º grau: nódulos, abcessos e cistos purulentos

- 5º grau: forma rara e que pode resultar em internação hospitalar.

Os estágios são desencadeados por fatores de riscos, como predisposição genética, alterações hormonais, infecções de pele, estresse emocional e falta de higiene adequada.

Como eliminar espinhas das costas?

Um dos fatores de risco, além dos já citados, é o uso de condicionador capilar no banho. Isso mesmo. Alguns produtos contribuem para o surgimento da acne, isso porque o produto escorre pelas costas e causa o entupimento dos poros. Cremes hidratantes também podem ser agente causador desse problema.

Mas como eliminar espinhas nas costas e em outros lugares sem agredir a pele? A higiene correta é o primeiro passo para se livrar do problema. Por isso, se você tem cabelo longo, evite que os fios entrem em contato com as costas por muito tempo, pois as madeixas provocam acumulo de oleosidade no local.

Lavar as costas com sabonete para pele oleosa é uma das alternativas para evitar o problema. Cuidados básicos com a sua roupa, como não utilizar duas vezes a mesma peça, também estão entre as medidas de prevenção. Escolha camisetas e camisas que permitam à pele respirar, de modo que o suor não fique acumulado na região.

Por mais que a espinha esteja incomodando, não esprema. Liberar a secreção contida pode contaminar outras regiões e, assim, infectar outras áreas. Já os cravos podem ser tratados com esfoliação da pele, que deve ser feita no máximo duas vezes por semana.

Se a acne evoluir para o estágio que apresenta pus, é importante procurar um médico para que seja feito tratamento com antibiótico oral - afinal, ela é causada por bactérias, como a Propionibacterium acnes. Em alguns casos mais graves, o local onde surgiu o problema fica com uma cicatriz e é possível realizar um tratamento para eliminar esse vestígio.

Gostou das dicas para eliminar espinhas das costas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
acne
oleosidade
pele
higiene

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também