Para Eles

28/07/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 05:56

Cotovelos ressecados: Aprenda 5 formas de prevenir o problema

Um dos cuidados mais importantes é hidratar os cotovelos ressecados diariamente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você tem os cotovelos ressecados? Conheça algumas dicas que vão ajudar a evitar e tratar esse problema, que é muito comum e pode se agravar no inverno.

Causas dos Cotovelos ressecados

Os cotovelos são uma das partes do corpo que ressecam com maior facilidade. E isso acontece por conta de vários fatores.

Como ficam nas extremidades dos braços, os cotovelos são mais expostos a efeitos como o frio, o vento, o ar seco, a água quente do banho e sem falar no atrito com outras superfícies. A pele sensível dessa área não resiste e acaba ficando ressecada e com aspecto envelhecido, exigindo cuidados especiais.

Cotovelos ressecados
Cotovelos ressecados exigem tratamento. Foto: Shutterstock

A pele dos cotovelos é mais flexível e elástica para permitir o movimento das articulações. Com isso, os tecidos produzem um número menor de glândulas sebáceas, que não são o suficiente para hidratar a pele de forma natural. A região também é mais propícia a atritos como, por exemplo, apoiar os cotovelos em uma mesa. Tudo isso faz com que a pele fique mais seca e com um aspecto áspero.

E fique atento: essas regiões mais expostas podem trazer problemas mais sérios do que o ressecamento. Se não for tratada, a pele seca começa a coçar e deixar feridas, e os machucados podem acabar resultando em uma infecção. Para prevenir os cotovelos ressecados, é importante ficar atento a alguns cuidados básicos.

5 dicas para evitar cotovelos ressecados

1. Evite atritos

Essa é uma dica básica. Evite ficar com os cotovelos sempre apoiados nos locais. Com os atritos de forma frequente, a pele acaba criando uma camada mais grossa e resistente para proteger a área. E é aí que a pele fica seca e pode até resultar em manchas mais escuras, por conta das agressões.

2. Cuidado diário

A dica mais importante para prevenir os cotovelos ressecados é hidratar a pele todos os dias, especialmente no inverno. E na hora de aplicar o creme hidratante, procure fazer movimentos circulares na região, para garantir uma melhor absorção do produto.

3. Faça esfoliações

Outro método que pode te ajudar é a esfoliação. Use um produto para esfoliar a pele uma vez por semana, ou quando achar necessário.

4. Cuidado com a temperatura da água

Principalmente no inverno acabamos ficando muito tempo no banho e com a água bem quente. Isso não faz bem para a pele dos cotovelos. A região deve ser bem lavada para retirar todas as impurezas, mas evite o contato com água muito quente.

5. Hidrate o corpo

Os cotovelos ressecados também podem ser causados pela falta de hidratação do corpo. O consumo de pelo menos 1,5 litros de água por dia é fundamental para manter a hidratação da pele. Então beba bastante água, isso também vai ajudar. 

Esses hábitos simples podem fazer uma grande diferença na hora de prevenir os cotovelos ressecados. E vale lembrar que é indicado sempre o acompanhamento de um médico caso você perceba qualquer sintoma diferente.

Veja todos os exames recomendados para você fazer um check-up apropriado

Você também tem cotovelos ressecados? Quais destas dicas você acha a mais útil? Deixe o seu comentário.

TAGS
pele seca
hidratar a pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ