Para Eles

29/08/2014 06:12 - Atualizado em 03/12/2016 12:20

Cosméticos para homens valorizam a beleza masculina

Uso de cosméticos para homens tem sido cada vez mais comum atualmente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cada vez mais os homens têm se preocupado com o corpo e com a beleza. Se há algum tempo apenas as mulheres gastavam horas no salão e ficavam indecisas nas prateleiras escolhendo o melhor produto de beleza, essa realidade mudou. O fato de o brasileiro ser muito atento à aparência e tomar em média dois banhos por dia favorece ainda mais o uso de cosméticos para homens.

cosmeticos-para-homens

Segundo estudo feito pela Euromonitor, o Brasil é o segundo colocado no ranking de países com maior consumo de cosméticos para homens, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Nos últimos cinco anos, o consumo de produtos de beleza masculinos cresceu 163%, com os homens brasileiros gastando um total de 4 bilhões de dólares por ano.

Produtos como cremes para barbear, loções pós-barba e desodorantes ainda dominam o mercado, mas outros produtos como hidratantes, condicionadores de cabelo filtro solar têm registrado aumento no consumo.

Diferenças nos cosméticos para homens e mulheres

cosmeticos-para-homensMuitas empresas têm apostado na elaboração de cosméticos para homens, que são diferentes dos utilizados pelas mulheres. Os hidratantes corporais, por exemplo, têm diferenças na fórmula e no modo de usar, explica a dermatologista Lívia Pino. “Homens, em geral, têm muitos pelos no corpo, o que dificulta a aplicação do hidratante em creme. Assim, as linhas masculinas lançaram hidratantes em loção ou spray, o que facilita a aplicação do produto e não deixa a pele pegajosa, pois são mais rapidamente absorvidos pela pele”, afirma.

O protetor solar para homens também tem uma composição diferente. Apesar de ter a pele mais oleosa do que a das mulheres, os homens não suportam a sensação de estar com ela grudando. Por isso a fórmula deles tem substâncias que diminuem a oleosidade da pele e são mais secos, para facilitar a absorção mais rápida pela pele.

Os produtos antirrugas voltados para o público masculino também costumam ter suas peculiaridades. Os homens tem a pele mais grossa do que as mulheres, por isso é necessária uma concentração de ativos maior para que o produto faça efeito na pele masculina.

Outra diferencial que os cosméticos para homens costumam ter é a multifuncionalidade, ou seja, ter mais de um produto em um só. Apesar de estarem aceitando que são importantes os cuidados com a beleza e a saúde da pele, os homens em geral costumam ter menos paciência do que as mulheres quando se trata de aplicar este tipo de produto.

“Os homens são bem mais práticos, assim quando os cosméticos para homens são multifuncionais, para eles são perfeitos! Um exemplo seria a loção pós-barba, para acalmar, evitar e tratar a irritação da barba (a foliculite), hidratar e até tratar rugas”, completa a doutora Lívia Pino.

Uso de cosméticos não é tabu

A sociedade mudou alguns conceitos e acabou com algumas barreiras que se tinha antigamente. Muitos homens sempre foram vaidosos, porém tinham vergonha de utilizar alguns produtos de beleza por terem receio de ter sua masculinidade contestada. A oferta de cosméticos para homens é variada, e um dermatologista pode auxiliar na escolha certa para o seu tipo de pele.

E você, que tipo de cosméticos usa para manter a pele em dia? Deixe seu relato!

TAGS
cosméticos
homens
beleza
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ