Para Eles

24/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 01:12

Como fazer a barba e evitar a irritação da pele

Como fazer a barba: seguindo algumas dicas, o trabalho fica bem mais fácil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fazer a barba pode parecer uma tarefa simples, mas exige alguns cuidados especiais. Muitos homens ainda sofrem por não tomar medidas que tornem o processo mais prático e eficiente. A consequência disso pode ser vista na pele, irritada devido a queimaduras provocadas pela lâmina, uma reclamação bastante comum - especialmente entre os mais jovens. 

Com o intuito de evitar essa situação desagradável e desconfortável, deve-se seguir algumas recomendações e providências que minimizam a ardência causada pela lâmina. Confira abaixo dicas para fazer a barba da forma correta:

Quando fazer a barba

Foto: ShutterstockFoto: Shutterstock

Noite

A melhor hora para fazer a barba é à noite. Isso porque, pela manhã, o rosto recém barbeado entra em contato, fora de casa, com bactérias e toxinas do ar, o que aumenta a probabilidade de irritação da pele. Caso você depile as axilas, o desodorante também vai irritar a pele. Se você toma banho antes de dormir, esse é o melhor momento para fazer a barba.

Durante o banho

Experimente tomar um banho quente e fazer a barba depois de alguns minutos. O calor e a umidade deixarão seus pelos mais macios e fáceis de retirar. Aguarde uns 10 minutos ou mais ainda durante a ducha, pois se optar fazer a barba depois do banho, ela poderá ficar espetada.

Como fazer a barba

Lâminas novas

Lâminas cegas acumulam bactérias e exigem mais passadas para fazer efeito, o que piora a irritação na pele. Troque as lâminas velhas a cada duas semanas ou depois de usar cinco vezes. Não esqueça de limpar bem a lâmina após o uso.

Movimento

Siga a raspagem na direção do crescimento do pelo em movimentos curtos - sempre com muito cuidado. Fazer a barba de forma contrária ao indicado aumenta ainda mais as chances de pelos encravados, irritação e inflamação da pele.

Limpe a lâmina

Não se esqueça de lavar a lâmina sempre após fazer a barba. Caso contrário, as chances de resultar numa irritação na pele poderão ser grandes se a lâmina estiver cheia de pelos ou produtos acumulados.

Molhe sua pele com água fria

Depois de fazer a barba, molhe a pele com água fria a fim de fechar os poros. A medida ajudará a contrair a pele e cerrar os pequenos cortes e pelos encravados que podem estar se formando.

Produto para lavar o rosto

Mesmo que você não vá fazer a barba, escolha um produto para lavar o rosto composto por salicílico, o que ajudará a matar as bactérias e reduzir as chances de uma irritação na pele. 

Gel de barbear

Não faça a barba apenas com água - use gel de barbear, evitando cremes que possam entupir os poros. Ao invés disso, coloque uma camada de gel de barbear na área em que você vai retirar os pelos e lave a lâmina depois de cada vez que você deslizá-la na pele.

Aloe Vera

Use gel de Aloe Vera após fazer a barba, o que ajudará a deixar a pele irritada mais macia, ainda, prevenindo a formação de saliências depois de se barbear. Deixe-o gel entre 5 e 10 minutos antes de lavar com água fria, e depois seque levemente com uma toalha.

 Gostou das dicas ? Deixe seu comentário ou sua experiência !

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ