Para Eles

23/04/2015 08:25 - Atualizado em 25/11/2016 04:05

Cintos masculinos são mais versáteis do que você imagina

Cuidados na escolha do cinto proporcionam um look mais adequado para cada ocasião.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os cintos masculinos já perderam a única funcionalidade de segurar as calças. Eles são um complemento do visual e, por serem bastante versáteis, podem montar looks bem diferentes. Para conseguir acertar na escolha do cinto, você precisa conhecer seu estilo. Em geral, eles se dividem em social ou casual, mas podem ser usados com qualquer roupa.

Nem sempre os cintos são lembrados pelos homens, que pensam nesse acessório apenas pela sua função primordial. Porém, em uma ocasião social, o cinto de tecido pode não ser bem visto, assim como o modelo em couro causa estranhamento em um evento descontraído entre amigos. Saiba como usar os cintos masculinos e passe a enxergá-los além do básico.

cintos masculinos

Cintos masculinos: Como usar

Erros comuns são feitos na hora de usar os cintos masculinos. Muitas vezes, os homens não conhecem as convenções sociais, mas existem algumas “regrinhas” para o uso correto do acessório. Assim como as normas de etiqueta, é preciso saber qual modelo deve ser usado em cada momento e quais as medidas e cores mais adequadas.

Primeiro, você deve verificar se a sua calça tem um passante para cinto. Se não tiver, você não precisa usar o acessório. Evite usar calças muito largas ou que folguem demais na cintura. Caso tenha perdido peso, faça ajustes ou troque a numeração. O cinto não é feito para deixar as calças amontoadas em um lado do corpo, mas para modelar a cintura.

Em um traje formal, dê preferência aos tons escuros, de marrom ou preto. Os sapatos podem combinar com o cinto ou não, mas escolha bem os tons para não ficarem muito destacados e diferentes um do outro. Os cintos masculinos formais geralmente são lisos e têm uma fivela discreta em metal. Lembre-se de não exagerar nos detalhes.

Os trajes casuais permitem maior versatilidade. Cores, materiais e modelos de cintos são mais diversificados para o look do dia a dia e não precisam combinar com os calçados. O cinto de lona ou corda é o mais usado e costuma aparecer com listras e em cores diversas. Cai bem com bermudas ou calças, que também combinam com os modelos em couro e corda.

Cintos trançados não devem ser usados com terno, mesmo que sejam de cor discreta. Eles podem ser usados com bermudas e calças, mas nunca para formalidades. Além disso, pessoas mais baixas devem evitar o uso de cintos claros com calças escuras, pois podem parecer ainda menores. O comprimento de um cinto deve ser, no máximo, 15cm maior que a cintura.

O estilo das fivelas

As fivelas também dizem muito sobre a personalidade de quem as usa. Os cintos masculinos com fivela simples, de metal, são mais formais. Argolas remetem a um estilo casual. Já as quadradas, ao estilo militar, podem completar um look esportivo. Por fim, as com detalhes e arabescos em metal são mais country.

Na hora de escolher as roupas, não chame tanta atenção para o cinto. Quanto mais simples, melhor. Ele deve dar destaque ao seu look como um detalhe, mas não como a peça mais importante.

O que achou das dicas? Comente aqui! E não esqueça que você sempre encontra novidades de estilo e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estilo
cinto
roupa
traje formal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ