Para Eles

08/12/2014 04:04 - Atualizado em 04/12/2016 10:37

Barba comprida: Veja quando cai bem esse visual

Homens que desejam cultivar uma barba comprida precisam redobrar cuidados com o visual.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o interesse crescente dos homens por cuidar do visual e estar na moda, o cuidado com a barba comprida acabou virando também uma rotina de beleza no dia a dia masculino. Seja entre aqueles que preferem manter pelos médios ou realmente compridos, é cada vez mais comum que eles passem a reservar algum tempo durante a semana para se dedicar a esse ritual.

É importante destacar que aqueles que optam por manter a barba comprida são também os que têm mais trabalho na hora de cuidar dos pelos. Isso porque, por mais alternativo que o visual pareça, para cair bem, ele precisa de alguns cuidados específicos. Você sabe quais são eles?

barba comprida

Cuidados com a barba comprida

Inicialmente, é preciso escolher bem o tamanho do pelo e a rotina de corte, que deve ser feito com barbeadores elétricos ou máquinas de cortar cabelo, em média a cada três dias. Em geral, a barba comprida combina com homens que gostam de estar “cuidadosamente descuidados”, como se não fossem tão ligados na aparência.

Grande aliado desse visual, o cabelo precisa estar em harmonia com os pelos do rosto. Um corte muito baixo, por exemplo, não combina com barba comprida e cerrada. Para esses casos, o cabelo com mais ou menos cinco dedos de comprimento fica muito bastante estiloso, principalmente em homens altos e magros.

Como fazer a manutenção

A manutenção da barba comprida pode ser feita também com tesoura, na barbearia ou em casa, de acordo com a habilidade do homem. Se for necessário usar lâmina para criar desenhos ou formatos específicos, é preciso tomar cuidado para não agredir a pele ou favorecer pelos encravados.

Nesse caso, tenha à mão cremes para barbear com silicone na fórmula, pois eles facilitam o deslizamento da lâmina e diminuem o atrito dela com a pele, reduzindo as irritações e o risco de cortes.

Depois de escolhido o estilo, dois hábitos são essenciais para manter a barba comprida sempre bem cuidada e bonita: manter o rosto limpo e hidratado.

Da mesma forma que os cabelos, a barba também acumula algumas impurezas ao longo do dia e, por isso, também precisa ser limpa diariamente. Lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições, com um sabonete neutro, já garante um rosto livre de oleosidade. Essa dica é ainda mais especial para quem cultiva um bigode.

tipos de barba

Hidratação da barba comprida

Para a hidratação, os dermatologistas em geral recomendam o uso do mesmo condicionador de cabelo utilizado no banho para manter os fios e a pele macios e sedosos.

O ideal é deixar o produto agir por cerca de cinco minutos, mas para não causar oleosidade na pele é preciso que o procedimento seja feito em dias intercalados. A alternativa pode ser um filtro solar ou creme específico para o rosto, de preferência numa versão oil-free.

Pronto para seguir nossas dicas de beleza? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
barba
beleza masculina
homens
moda

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ