Para Eles

03/07/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 08:33

Aprenda como tirar pelos encravados da barba

Como tirar pelos encravados não é segredo, mas exige alguns cuidados básicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Nem todo homem adota o manual de boas práticas para fazer a barba. Por descuido, pressa ou desconhecimento, muitos acabam aparando os fios de maneira incorreta, o que pode ocasionar incômodos mais tarde. Se essa descrição se aplica a você, algumas dicas de como tirar pelos encravados serão úteis.

Como tirar pelos encravados

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Pelo encravado é o nome popular da foliculite. Essa condição dá origem àquelas bolinhas vermelhas, que podem parecer espinhas, e podem causar coceira, dor e uma aparência desagradável.

Ela acontece quando os pelos, ao crescerem, encurvam-se e penetram novamente na pele ou não têm força para furar a sua superfície. Os pelos encravados criam maior dificuldade e causam dor na hora do barbear. E é justamente esse momento que pode contribuir para o surgimento de um pelo encravado. 

A chamada “foliculite mecânica” é a mais comum entre os homens, e ocorre devido a maus hábitos ao fazer a barba. Mas agora que as bolinhas vermelhas já estão lá, como tirar pelos encravados?

Como tirar pelos encravados com esfoliação

Para facilitar a saída dos pelos, esfoliar a pele é sempre uma ótima pedida. Veja algumas receitas caseiras de esfoliantes:

Dica 1:

- 1 colher de aveia
- 1 colher de fubá
- 1 colher de leite de soja
- Água (suficiente para tornar a mistura macia a ponto de ser esfregada na pele).

Dica 2:

- 1 vidro de óleo de amêndoa pequeno
- 2 colheres de sopa cheias de sal marinho iodado (encontrado em lojas de produtos naturais).

Dica 3:

- 2 colheres de açúcar
- 1 colher de mel.

Alternativas

Compressa

Você pode aplicar uma compressa morna sobre a área onde está o pelo encravado, deixando-a agir por alguns minutos. Isso vai deixar a pele mais suave e fará o pelo se aproximar dela, tornando mais fácil a sua remoção.

Pinça

Depois de utilizar esses métodos, sua pele estará mais fina, colaborando para a retirada do pelo encravado. Use uma pinça ou agulha para isso – sempre esterilizados. Insira a agulha no bulbo do pelo e retire a pontinha para fora, depois puxe com a pinça. Não cutuque demais, pois assim você apenas vai machucar mais ainda a pele – seja paciente.

Antiacne

Os remédios e cremes que combatem espinhas também podem ser úteis para facilitar a saída do pelo, pois ele reduz o inchaço e a produção de gordura do folículo, dando mais espaço para o pelo sair.

Prevenção

Muito mais fácil do que dominar esses métodos para remover um pelo encravado é prevenir a sua aparição:

- Lave bem o rosto com água morna antes de fazer a barba. Assim você amacia os pelos e abre os poros, facilitando o trabalho.

- Use sempre óleo pré-barba, pois ele é capaz de preparar a pele para o deslizar da lâmina. Recomenda-se o uso de apenas três lâminas para uma melhor aderência.

- Aqueça o gel de barbear em uma bacia com água morna também ajuda.

- Siga o sentido em que o pelo cresce na hora de passar a lâmina e tome cuidado com os pelos no pescoço, pois a pele nesse local é mais fina e sensível.

- Troque a lâmina de barbear com regularidade.

- Utilize loção pós-barba.

- Considere a opção de fazer a barba no banho. Assim você economiza tempo e não tem o trabalho de limpar a bagunça da pia.

Gostou do texto? Deixe seu comentário.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ