Para Eles

21/02/2016 05:00 - Atualizado em 01/12/2016 07:22

Aprenda como tirar cravos do nariz

Os cravos devem ser removidos com produtos recomendados pelo dermatologista.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os pontinhos brancos e pretos que aparecem pelo rosto costumam incomodar. Se você é daquelas pessoas que vão para a frente do espelho e começam a espremer as lesões, é melhorar repensar suas atitudes. Aprender como tirar cravos do nariz corretamente é a melhor dica para quem deseja ter um rosto macio e livre de marquinhas.

Segundo o dermatologista Geraldo Magela, assessor do departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os comedões, como os cravos também são chamados, são lesões encontradas na fase inicial da acne. “Eles podem ser percebidos como poros dilatados com uma superfície escura, ou apenas como pontos brancos”, explica.

Cutucar pode?

Não! A remoção manual e caseira jamais deve ser a sua escolha. Ela pode levar à inflamação e ao agravamento das lesões. A limpeza deve ser feita apenas com os produtos recomendados por seu dermatologista. “O uso de cosméticos inadequados, e de forma imprópria, pode ocasionar quadros irritativos na pele e até mesmo dermatites”, alerta o médico.

homem que sabe como tirar cravos do nariz limpa o rosto

A lavagem excessiva da pele do rosto também pode ser prejudicial. Ela costuma induzir à irritação e ao agravamento da oleosidade. O mesmo vale para produtos oleosos e inclusive não comedogênicos, quando usados incorretamente. “Deve-se dar preferência às opções indicadas pelo dermatologista”, reforça Magela.

O uso de máscaras caseiras ou de aparelhos para a remoção de cravos não são bem vistos pela comunidade médica. Ou seja, não leve em consideração receitas ou cosméticos indicados em vídeos na internet. É importante lembrar que cada pessoa tem um tipo de pele diferente e o que serve para alguém pode não ser a melhor solução para o seu caso.

Afinal, como tirar cravos do nariz?

Os comedões são constituídos de sebo e queratina. Eles podem ser prevenidos com alguns cuidados básicos. Evitar o uso de produtos que agravem a oleosidade da pele é um deles. Pode-se lançar mão de loções e sabonetes anti-oleosidade.

A maneira mais segura de tirar cravos do nariz é com o uso desses cosméticos indicados pelo seu médico. Eles têm ação desengordurante e ajudam a controlar a oleosidade. “Também pode ser necessário o uso de medicamentos para manutenção da melhora, a serem indicados pelo dermatologista”, indica Magela. Os remédios com efeito comedolítico promovem a redução das marcas.

Peelings químicos são outra alternativa para auxiliar no combate aos cravos, desde que orientados por um profissional. Esse procedimento estético promove uma leve esfoliação sobre a pele do rosto, removendo apenas a camada exterior, chamada de epiderme. Ele também é recomendado para quem deseja atenuar efeitos da exposição ao sol, cicatrizes de acne e rugas.

Viu como tirar cravos do nariz não tem mistério? Conte para nós o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
comedões
acne
oleosidade
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ