Para Eles

25/11/2014 01:52 - Atualizado em 29/11/2016 07:40

Aprenda como evitar a calvície como novos hábitos

Identificar o que causa a queda de cabelos no homem é vital para saber como evitar a calvície

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maioria dos homens já enfrentou alguma vez na vida o desafio de buscar soluções para descobrir como evitar a calvície. É um problema comum e que afeta a autoestima masculina. Por mais que se fale do apreço das mulheres pelos carecas, ver os fios desaparecendo da cabeça é desagradável.

como-evitar-a-calvicie

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, até os 70 anos de idade, cerca de 80% dos homens são atingidos pela perda de cabelos - que recebe o nome científico de alopecia androgênica e popularmente é chamada de calvície hereditária.

De forma geral, há o entendimento de que os cabelos começam a cair mais intensamente na faixa dos 35 a 40 anos. Mas chama a atenção o número cada vez maior de jovens que vem apresentando algum nível da doença.

Quando e como evitar a calvície

Embora seja com o avançar da idade que a alopecia androgênica passa a se acentuar, é comum que alguns sinais comecem a aparecer já por volta 20 anos de idade. Assim, se você está entre aqueles que buscam aprender como evitar a calvície, é importante começar a atacar o problema de forma precoce.

Apesar da importância do fator hereditário, nem toda pessoa com predisposição à calvície obrigatoriamente irá manifestá-la em algum momento da sua vida.

Estando ciente da tendência à alopecia pelo histórico familiar, é bem mais fácil procurar um dermatologista, o profissional indicado para essa área. Assim é possível  iniciar um tratamento de prevenção, que pode mostrar como evitar a calvície ou controlar os seus efeitos de forma bem satisfatória.

Com um diagnóstico precoce dessa predisposição, maiores são as chances de encontrar um tratamento adequado e que apresente resultados efetivos no combate à queda de cabelo.

Conheça as causas e saiba como evitar a calvície

Existem outras causas e até mesmo hábitos que podem piorar tendência à perda de cabelos. A calvície pode se manifestar não apenas quando há a predisposição à perda dos fios, mas também por outros fatores, como estresse, falta de oxigenação no couro cabeludo e a ingestão deficitária de alguns nutrientes essenciais na alimentação.

Para identificar a causa específica e poder dar o tratamento correto para o problema, é essencial que se procure um dermatologista. Algumas mudanças em hábitos alimentares e no estilo de vida podem ajudar você quando o assunto é entender como evitar a calvície. Confira três dicas importantes:

1. Dê atenção especial à alimentação

Cabelos, unhas e pele saudáveis dependem da ingestão da quantidade correta de alguns nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais.É altamente recomendável que se tenha uma alimentação balanceada e correta para garantir o combate à queda capilar de maneira natural.

2. Amenize o estresse

Com a rotina cada vez mais dinâmica de hoje em dia, o estresse, que causa incômodo em vários aspectos da saúde e da vida, também pode figurar na lista dos fatores que favorecem a perda dos fios. Isto acontece devido ao cortisol, um hormônio que é liberado em grande quantidade no organismo durante períodos de estresse contínuo e propicia bastante a queda dos cabelos.

3. Pratique uma atividade física regularmente

Se você quer saber como evitar a calvície, entenda que adotar uma atividade física com alguma regularidade é uma das maneiras de diminuir as taxas de cortisol liberadas no organismo.

A prática de exercícios ou de algum esporte aumenta a produção de endorfinas, o famoso hormônio da sensação de prazer e facilita a circulação sanguínea. Por consequência, isso contribui para a nutrição e a absorção de elementos importantes pelo couro cabeludo.

Pronto para prevenir a calvície com nossas dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
calvície
queda de cabelos
cabelo masculino
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ