Moda

30/06/2015 03:03 - Atualizado em 08/12/2016 07:10

Salto meia pata contribui para looks confortáveis

Saiba como apostar na tendência e utilizar o salto alto sem prejudicar a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os sapatos de salto meia pata caíram nas graças das brasileiras há algumas temporadas e se mantêm como forte tendência. O modelo já virou um ícone da moda, englobando scarpins, peep toes, sandálias e botas.

O design desse tipo de sapato leva uma pequena plataforma que sustenta e eleva a parte da frente, fazendo com que o pé não fique tão inclinado. Na metade de trás, o salto pode ser mais fino ou mais grosso, dependendo apenas do gosto pessoal.

salto meia pata

Como usar salto meia pata

O salto meia pata é muito versátil e, além disso, é encontrado em uma vasta diversidade de cores e texturas. A sua popularização alavancou a produção de modelos diferentes, agradando aos mais diversos estilos.

No dia a dia, calçados mais grossos na parte de trás oferecem maior sustentação e costumam ser mais confortáveis. Vale avaliar se você passa mais tempo sentada ou em pé e se o seu salto meia pata é confortável.

Escolher cores mais básicas como preto, marrom ou tons nude torna mais fácil combinar os acessórios com o seu look do dia. Se você está pensando em apostar na tendência, opte por uma cor que vai ao encontro das peças do seu guarda-roupa.

O salto meia pata por si só é muito marcante. Por isso, harmonizá-lo com peças mais leves e fluídas dará um equilíbrio muito estiloso. O sapato combina com saias, vestidos e até calça jeans e camiseta, oferecendo um toque de sofisticação até nas produções mais casuais.

Para a noite, a elegância é mais evidenciada. Por isso, texturas com glitter e artigos envernizados e metalizados podem ser grandes apostas para dar um "up" na produção para aquele jantar especial ou a balada com os amigos.

Além disso, os modelos também variam bastante. Os fechados ficam bem em qualquer época do ano, comprovando toda a sua versatilidade. Já as sandálias de salto meia pata são capazes de dar um toque de feminilidade muito interessante à produção durante os meses mais quentes.

salto meia pata

Equilibre o uso do salto alto

Os sapatos de salto meia pata oferecem a comodidade de elevar a altura e dar um ar muito elegante e feminino. A plataforma, na parte da frente, faz com que o pé não fique tão inclinado quanto em outros sapatos de salto alto.

No entanto, o seu uso também deve ser dosado. Segundo um estudo realizado no Stanford University Medical Center, nos Estados Unidos, e publicado na revista médica Journal of Orthopaedic Reserach, saltos muito altos podem contribuir para o desenvolvimento de osteoartrite nos joelhos.

O estudo encontrou evidências que andar de salto alto faz com que os joelhos sofram uma pressão adicional e, com o tempo, isso pode levar ao desgaste, causando rigidez e dores articulares.

Por outro lado, pesquisa publicada no The International Journal of Clinical Practice, em 2015, apontou que pessoas que usam salto alto regularmente possuem maior força muscular em torno do tornozelo. Ainda assim, o estudo também revelou que, após o uso excessivo, os mesmos músculos desenvolvidos podem ficar enfraquecidos.

Especialistas afirmam que não é necessário largar o salto alto de vez, mas, sim, usá-lo de forma equilibrada. Intercalar o uso de salto e sapatos baixos contribui para garantir mais saúde para os seus ossos e suas articulações.

Pronta para apostar no salto meia pata com saúde? Qual o seu modelo favorito? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
salto alto
sapato
look
osteoartrite

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ