Moda

09/03/2016 02:00 - Atualizado em 04/12/2016 05:56

Confira como passar camisa social em 5 passos

Movimentos circulares leves e cuidados com as pregas são truques indispensáveis para alisar o tecido e não queimá-lo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O ferro de passar nem sempre é o melhor amigo dos donos de casa. Se a peça for difícil, então, há quem prefira deixá-la amassada. Mas nem sempre é possível. As ocasiões mais refinadas exigem o cuidado com a roupa. Quando elas chegam, saber como passar camisa social é um trunfo que pode fazer toda a diferença na sua apresentação.

Dependendo do tecido, das pregas, da estampa e dos botões, a maneira de passar camisa social muda - ao menos na visão de quem não tem muita experiência no assunto. A camisaria Dudalina, especialista em roupas sociais, ensina os métodos principais para eliminar qualquer marca de uma peça, independentemente de como ela seja.

mulher que sabe como passar camisa social

Como passar camisa social em 5 passos

1. Costas

As costas, região com maior extensão na camisa social, são a primeira parte que deve receber atenção. É importante desabotoar toda as extremidades da roupa e esticá-la o máximo possível sobre a tábua. As mangas devem ficar penduradas nas laterais das extremidades arredondadas.

Quanto ao ferro, certifique-se de que ele está na temperatura correta para o tecido. Então, comece a passá-lo sobre a peça. Faça movimentos circulares leves e suaves na camisa, movendo o aparelho sempre no sentido do centro para as costuras laterais.

Se o tecido amassa muito, opte por passar antes que a roupa esteja completamente seca. Nas regiões mais marcadas, utilize o vapor para facilitar a ação.

2. Manga

As mangas devem ser passadas separadamente. É importante esticar a escolhida no sentido do comprimento da tábua, com a costura virada para o lado em que você está. Alise a costura, segurando firmemente e mantendo-a esticada enquanto você passa o ferro sobre ela. Depois disso, estenda o movimento para o resto do tecido, tomando cuidado com as pregas.

3. Punhos

Passar camisa social é algo que necessita de delicadeza, pois as partes da peça têm espessuras e comportamentos diferentes e exigem atenção. Os punhos, por exemplo, são mais grossos que o restante e podem ficar marcados na posição em que a pessoa costuma usar.

Para alisá-los, é preciso abrir os botões, esticar o tecido sobre a tábua e movimentar o ferro desde o canto da manga até o punho, trabalhando nas extremidades e nas laterais. Deixe o botão para cima.

4. Frente

A parte frontal da camisa social é passada com base nas carcelas, as tiras onde ficam os botões e as casas. Com a peça aberta, estique os dois lados sobre a tábua e passe o ferro nas regiões externa e interna das carcelas. Partindo delas, faça movimentos circulares leves em direção às costuras laterais do tecido.

5. Colarinho

O colarinho pode ser visto como o acabamento da camisa. É ele que garante um toque mais sofisticado, como uma moldura para o rosto. Para passá-lo, abra todo o tecido e faça movimento curtos e leves da extremidade para o centro. Depois, dobre-o novamente, aponte o ferro para a etiqueta da camisa e passe com firmeza para marcar a prega.

Para não precisar passar camisa social

Se, mesmo com todas essas dicas, você ainda acha que passar camisa social é um trabalho ao qual você não está disposto, invista em tecidos que não amassem com tanta facilidade. Os de fibras artificiais, como viscose, elastano, poliéster, acrílico e acetato, são resistentes e não marcam com o uso.

Curtiu as dicas? Então aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais! E continue ligado no Vivo Mais Saudável para conferir outras novidades de moda e beleza.

TAGS
passar roupa
camisas sociais
tarefas domésticas
tecido

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ